Kim Kardashian e esboço do vestido de Monroe - Divulgação/Vídeo e Getty Images
Marilyn Monroe

Estilista de vestido de Marilyn Monroe comenta peça no corpo de Kim Kardashian: 'Grande erro'

A socialite segue sendo criticada por usar vestido de mais de 60 anos

Redação Publicado em 17/05/2022, às 18h28

Kim Kardashian tem sido duramente criticada por sua escolha de vestido para o Met Gala 2022.  A socialite usou a lendária peça de gaze coberta de cristais, feita para Marilyn Monroe exclusivamente para o aniversário de John F. Kennedy

Na série da Turner Classic Movies, 'Follow the Thread', da EW, na qual a peça aparece, o estilista Bob Mackie, de 82 anos, disse que o vestido foi projetado exclusivamente para atriz. Ele, que desenhou o esboço do icônico vestido em 1962 para que Jean Louis confeccionasse, reprovou a atitude de Kim e disse que foi um 'grande erro'. 

"[Marilyn] era uma deusa. Uma deusa louca, mas uma deusa. Ela era simplesmente fabulosa. Ninguém fotografa assim. E foi feito para ela. Foi feito para ela. Ninguém mais deveria ser visto com aquele vestido", afirmou ele à EW. 

Segundo o historiador e colecionador de itens de Monroe, Scott Fortner à revista People, "quando Marilyn soube que iria se apresentar na festa de aniversário do presidente John F. Kennedy, ela entrou em contato com Louis e disse: 'Quero que você desenhe um vestido verdadeiramente histórico, um vestido deslumbrante e único'".

Segundo ele, o vestido foi esculpido em seu corpo para combinar com precisão em cada curva, além de terem sido confeccionadas estrategicamente camadas para que ela não precisasse usar roupas íntimas. 

Peça histórica

Além dele, muitos fãs e historiadores consideram a escolha da socialite um desrespeito à integridade da peça, que é tão importante para a história americana, tendo 60 anos, já que foi usado no aniversário de 45 anos do então presidente, criando o icônico “Happy birthday, Mr. President” (Feliz aniversário, Sr. Presidente), usado pela atriz três meses antes do seu falecimento.

A professora de história da moda no Fashion Institute of Technology, Dra. Justine De Young, em entrevista ao site da revista People, revelou achar a atitude “irresponsável e desnecessária”. A empresária encomendou uma réplica, usando a original apenas por minutos, tirando fotos nos degraus do Met Gala para depois trocá-la.

Sou extremamente respeitosa com o vestido e com o que ele significa para a história americana. Eu nunca gostaria de sentar nele ou comer nele ou correr o risco de qualquer dano a ele e não usaria o tipo de maquiagem corporal que eu costumo fazer isso", disse Kardashian
moda polêmica Marilyn Monroe vestido JFK Kim Kardashian met gala 2022

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola