Frederick Douglass, importante líder abolicionista do século 19 - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Estátua do líder abolicionista Frederick Douglass é derrubada em Nova York

Douglass lutou contra o racismo e foi importante voz pela abolição da escravidão no período de Guerra Civil dos EUA

Vanessa Centamori Publicado em 06/07/2020, às 16h46

Conforme informou a CBS americana, em Rochester, Estados Unidos, a estátua do abolicionista Frederick Douglass foi arrancada de sua base no último domingo, 5. A data da depredação é a mesma do mais emblemático discurso do líder antirracismo, realizado em 5 de julho de 1852. 

A estátua ficava em Maplewood Park, local onde Douglass ajudou a transportar escravos para a liberdade. Segundo a polícia local, nenhuma prisão foi feita por enquanto. O caso chama a atenção, pois ocorre após estrago ou remoção de monumentos de figuras históricas consideradas racistas, nos protestos #BlackLivesMatter ("Vidas Negras Importam"), que estouraram nos EUA e no mundo. 

Carvin Eison, responsável por montar a estátua em homenagem a Frederick Douglass, comentou que o foco no tema pode ter desencadeado uma represália. "Isso é algum tipo de retaliação por causa da febre nacional nos monumentos confederados no momento? Muito decepcionante", afirmou à uma afiliada da CBS. 

Importante papel contra a escravidão

Em seu discurso famoso, Douglass considerava a celebração da liberdade uma farsa em uma nação que escraviza e oprime seus cidadãos negros. Ele, que era escravo, superou anos de trabalhos forçados e tortura, escapou e tornou-se uma icônica voz afro-americana do séulo 19, que negociou com Abraham Lincoln na Guerra Civil Americana. 

Vandalizada, a estátua do palestrante antirracismo estava no desfiladeiro do rio Genesee, a cerca de 15 metros do pedestal onde ela ficava originalmente. Sua base foi danificada, assim como parte de um dos dedos do líder abolicionista.

Sobre o episódio, por meio de um Tweet, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou "anarquistas" pelo incidente — mesmo termo que ele usou recentemente para identificar quem manchou a estátua de George Washington. O primento presidente da história dos EUA possuía escravos negros e foi criticado por sua ligação com a história de racismo do país. 

Statue of Frederick Douglass Torn Down in Rochester https://t.co/8iEBxSHm52 via @BreitbartNews. This shows that these anarchists have no bounds!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 6, 2020
Estados Unidos racismo Abolição notícia Guerra de Secessão Frederick Douglass líder abolucionista

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados