Fotografia tirada durante escavações no templo e estátua do deus do sexo grego, Eros - Reprodução/Facebook/Parco Archeologico di Paestum e Velia - Paestum
Arqueologia

Estátua do 'deus do sexo' é encontrada em escavação em templo em ruínas na Itália

Escavações feitas no município italiano de Paestum também revelaram outros curiosos artefatos; confira!

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 19/04/2023, às 10h29 - Atualizado em 21/04/2023, às 11h45

Em meio às ruínas da antiga cidade de Paestum, da Magna Grécia — onde hoje fica o sul da Itália — arqueólogos encontraram diversos artefatos intrigantes do passado daquela região, entre eles uma pequena estátua do deus grego do sexo, Eros, cavalgando um golfinho.

Os achados, divulgados no perfil do Facebook do Parque Arqueológico de Paestum e Velia no último sábado, 15 de abril, foram desenterrados durante escavações que tinham como objetivo principal desenterrar um santuário descoberto em 2019, ao longo das muralhas da antiga Paestum.

Segundo a diretora do parque, Tiziana D'Angelo, o trabalho dos arqueólogos promete inclusive mudar a história da cidade, conhecida por muitos também como Poseidonia, em homenagem ao deus grego do mar, Poseidon.

Além da estátua de Eros, também foram encontrados no local uma mini-estátua da deusa grega do amor e da luxúria, Afrodite, estatuetas de outras divindades, sete cabeças de touros de terracota e uma moeda romana do século 3 a.C., com uma imagem do próprio Eros montado em um golfinho gravada em um dos lados, e do deus Poseidon em outro.

Escultura de terracota de uma cabeça de touro e mini-estátua de Afrodite / Crédito: Reprodução/Facebook/Parco Archeologico di Paestum e Velia - Paestum

 

Além de todos os achados mencionados, os arqueólogos encontraram, também, um altar com pedras estriadas, que servia provavelmente para coletar o sangue que gotejava ou escorria dos sacrifícios. Tais rituais ocorriam provavelmente em um tempo dedicado a Netuno — versão romana de Poseidon.

Porém, como o santuário em questão servia somente com modelo para um outro, maior, ele apresenta dimensões consideradas pequenas: apenas 15,6 metros por 7,5 metros, com quatro colunas na frente e outras sete nas laterais. "É o menor templo dórico peripteral que conhecemos antes da era helenística, o primeiro edifício em Paestum que expressa plenamente o cânone dórico", explica Gabriel Zuchtriegel, ex-diretor do antigo município, à Ansa.

Paestum

A antiga cidade de Paestum foi fundada por volta de 600 a.C. pelos gregos de Sybaris, outra importante cidade da Magna Grécia, tendo sido conquistada posteriormente pelos lucanianos, do sul da Itália, como inforemado pela Revista Galileu. Por fim, a cidade tornou-se ainda uma colônia da República Romana, após a expansão dos romanos na região, por volta de 273 a.C.

A descoberta de centenas de ex-votos, estátuas e altares no pequeno templo de Paestum confirma o valor extraordinário deste local e seu grande potencial no qual estamos trabalhando", conclui o Ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano.
Mundo Itália curiosidades notícias arqueologia deuses estátuas Afrodite Magna Grécia Paestum deus do sexo Eros

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados