Imagem ilustrativa de uma explosão nuclear - Pixabay
Estados Unidos

Estados Unidos levanta suspeita de que a China possa estar comandando ataques nucleares em segredo

Segundo investigação do Wall Street Journal, o Departamento de Estado americano acredita que a capital chinesa violou normas internacionais

Penélope Coelho Publicado em 16/04/2020, às 10h25

O governo dos Estados Unidos suspeita que a China esteja praticando atividades irregulares em Lop Nur, localizado na província de Xinjiang, em Pequim, um local já conhecido por abrigar base de testes nucleares.

A reportagem publicada pelo jornal americano Wall Street Journal, na última quarta-feira, 15, revelou que o Departamento de Estado dos EUA, acredita que os chineses não estejam cumprindo as regras do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT), assinado em 1996. A lei proíbe que artefatos nucleares sejam detonados. Teoricamente, a China pode realizar experimentos com ogivas, porém, sem a prática da detonação.

O Wall Street Journal cita em sua matéria alguns fatores que fazem com que o governo de Donald Trump acredite que os chineses estejam quebrando essas regras, como por exemplo, a preparação para usar o local de testes de Lop Nur durante, o uso de câmaras de contenção de explosivos, escavações na região e a falta de transparência sobre as atividades, por parte das autoridades chinesas.

Entretanto, o relatório não forneceu evidências concretas de que a China esteja realizando de fato esses testes de baixo rendimento. O governo chinês por sua vez, já havia negado as acusações anteriormente.

Estados Unidos China Bomba nuclear testes nucleares

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados