Restos mortais na Lituânia - Divulgação
Arqueologia

Esqueletos da Era Medieval revelam evidências sobre o início da sífilis na Europa

Para os cientistas, os restos mortais encontrados na Lituânia mostram uma parte desconhecida da história

Penélope Coelho Publicado em 12/06/2020, às 13h00

De acordo com o estudo publicado pela revista científica Scientific Reports, um grupo de cientistas descobriu um novo indicativo de que algo muito parecido com a sífilis tenha surgido há muito tempo, na Europa Medieval.

Os pesquisadores analisaram um local conhecido por seus enterros em massa, em Vilnius, Lituânia. A região abrigou o corpo de diversas pessoas que acabaram morrendo em decorrência da Peste Negra, doença que assolou a Europa, em meados do século 14.

A sífilis é uma infecção bacteriana, geralmente transmitida pelo contato sexual — e ficou conhecida por ter surgido muitos anos depois, em 1495. Através da análise no genoma dos restos mortais, os pesquisadores encontraram vestígios de uma condição muito parecida com a sífilis moderna, presente no esqueleto de uma mulher — que foi enterrada no cemitério de Vilnius.

"Foi impressionante encontrar vestígios dessa doença em um esqueleto histórico porque a preservação molecular em ossos antigos é conhecida por ser problemática", afirmou Kirsten Bos, líder do grupo de Paleopatologia Molecular no Instituto Max Planck.

Para a pesquisadora, a origem da sífilis continua sendo um enigma, mas, essa descoberta pode ajudar na montagem de uma linha do tempo sobre enfermidades no continente europeu “A ecologia das doenças na Europa medieval é claramente mais complexa do que pensamos", finalizou Bos.

Europa doença sífilis Restos Mortais Lituânia

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone