Imagem ilustrativa - Pixabay
Cacto

Espécie de cacto desaparece em razão do aumento do nível do mar na Califórnia

Espécie rara foi a primeira a desaparecer nos EUA em razão do aumento do nível do mar; estudo sobre o caso foi publicado nesta terça-feira

Giovanna Gomes Publicado em 10/07/2024, às 08h40

Uma equipe de especialistas declaru extinta uma rara espécie de cacto arbóreo no estado da Califórnia devido ao aumento do nível do mar nos Estados Unidos. Este é o primeiro caso de desaparecimento de uma espécie por essa causa ligada às mudanças climáticas, informaram pesquisadores nesta terça-feira, 9.

Descoberto em 1992, cacto arbóreo de Cayo Largo (Pilosocereus millspaughii) estava limitado a uma pequena área dos Cayos da Flórida, um arquipélago localizado no extremo sul do estado. Desde então, a espécie vinha sendo monitorada.

Mudanças climáticas

A intrusão de água salgada na região, causada pelo aumento do nível do mar, além da erosão do solo devido a tempestades e marés altas, junto à ação de mamíferos herbívoros, levaram a uma grande pressão sobre a última população desses cactos, de acordo com a agência de notícias AFP.

Infelizmente, o cacto arbóreo de Cayo Largo pode ser um indicador de como outras plantas costeiras baixas responderão às mudanças climáticas", disse a diretora de conservação regional do Jardim Botânico Tropical Fairchild, Jennifer Possley.

Possley é a autora principal de um estudo publicado nesta terça-feira no Journal of the Botanical Research Institute of Texas, que documenta o declínio da espécie.

Califórnia extinção espécie Mudanças Climáticas cacto aumento do nível do mar

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'