Fotografia registra o enclave espanhol de Ceuta - Getty Images
Europa

Espanha: Ministra da Defesa manifesta repúdio por Marrocos após chegada de mais de 8 mil imigrantes

A crise migratória comove o país europeu pela entrada massiva de crianças e adolescentes a nado

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/05/2021, às 09h38

A Espanha manifestou indignação em relação a polícia de imigração do Marrocos durante a manhã desta quinta-feira, 20, sendo acusados pela ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, de "chantagem" e desrespeito diplomático em decorrência da chegada de pelo menos 8 mil migrantes pelo enclave espanhol de Ceuta durante a semana.

De acordo com o UOL, entre a última segunda e terça-feira, esse numeroso grupo, composto em sua imensa maioria por jovens marroquinos, atravessaram a fronteira nadando em pleno frio. A migração massiva chamou atenção pelo não impedimento de muitos menores de idade e até crianças pequenas, como chegou a relatar um guarda civil.

Em entrevista ao El País, Juanfran explicou que faz parte do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil de Ceuta, que está escalado para resgates no território espanhol.

Contudo, ele relatou o achado de um bebê entre os imigrantes, aparentando ter menos de dois anos de idade, além de encontrado “rígido e branco”, como descreveu mergulhador. A imagem do resgate comoveu o país europeu.

Em resposta ao deslocamento massivo, Margarita Robles afirmou que as ações tentam comover a relação diplomática entre os países: "Não é apenas uma agressão às fronteiras espanholas, mas às fronteiras da União Europeia. [...] Não vamos aceitar nenhum tipo de chantagem. A integridade da Espanha não é negociável, nem está em jogo", concluiu.

Europa Espanha conflito África saúde água Marrocos Diplomacia Migração

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix