Carro é abastecido em posto de gasolina - Getty Images
Ucrânia

Energia e alimentos ficarão mais caros em todo o mundo, segundo OCDE

A guerra na Ucrânia gerará sérios impactos na economia mundial

Redação Publicado em 17/03/2022, às 10h43

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia gerará aumentos nas contas de energia e nos preços dos alimentos, conforme apontou a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Com isso, governos ao redor do mundo deverão fornecer subsídios para os mais pobres, os maiores afetados pela alta.

"É importante abrigar as pessoas. Isso ajudaria a evitar uma espiral de preços nos salários", declarou a economista-chefe da instituição, Laurence Boone, de acordo com informações do UOL. A projeção foi apresentada num momento em que o mercado avalia elevar os preços dos derivados de trigo no Brasil, logo após o anúncio dos reajustes nos preços dos combustíveis.

De acordo com a OCDE, o crescimento econômico global será 1,1 ponto percentual menor do que seria se a invasão ao território ucraniano não tivesse ocorrido. Já a inflação será pouco menos de 2,5 pontos maior. Ao final de 2021, o órgão de pesquisa havia previsto crescimento de 4,5% da economia global para este ano, além de que os preços ao consumidor aumentariam 4,2%.

"A guerra já resultou em choques econômicos e financeiros consideráveis, principalmente nos mercados de commodities, com os preços do petróleo, gás e trigo subindo”, disse a organização.

guerra Rússia Ucrânia economia energia mais cara

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados