Rosto original do sarcófago dado a Pedro II - Crédito: Museu Nacional
Museu Nacional

Museu Nacional recupera partes de múmia que pertenceu ao imperador Dom Pedro II

A múmia foi um presente dado ao Imperador durante sua viagem ao Egito e foi parcialmente encontrada após o incêndio que atingiu a instituição

Jânio de Oliveira Freime Publicado em 08/05/2019, às 11h00

Entre as 200 peças da coleção egípcia encontradas nos escombros do Museu Nacional, que pegou fogo em setembro de 2018, pesquisadores recuperaram partes de uma múmia e do sarcófago que pertencia a coleção pessoal de dom Pedro II – ele ganhou a relíquia durante sua expedição ao Egito. Partes dos ossos e do caixão foram encontrados através da técnica de peneiração.

A múmia era a preservação da sacerdotisa-cantora Sha-Amun-em-Su, que morreu próximo a 750 a.C. Seu sarcófago nunca foi aberto, entretanto, seu conteúdo já era conhecido pelos pesquisadores desde 2005.

Partes do crânio foram encontradas / Crédito: Reprodução

 

Também foi possível encontrar alguns objetos carregados pela sacerdotisa, como um amuleto em formato de besouro - que estava pendurado no dorso da múmia - e um saco contendo oito amuletos ligados à proteção na vida eterna.

Os arqueólogos seguem esperançosos com a busca pela coleção egípcia do imperador. Ao que tudo indica, a procura pode acabar em outubro deste ano.

No entanto, o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, alerta alguma fragilidades: não existe espaço para colocar os objetos encontrados, dado que a estrutura do museu também foi comprometida com o incêndio.

Equipe de Pedro II no Egito / Crédito: Reprodução

 

Atualmente, diversos contêineres acumulam mais de 2.700 peças encontradas. Ao mesmo tempo, a verba do museu é insuficiente para a busca total das relíquias.

Devido aos cortes realizados pelos últimos governos - e a campanha de desestruturação das universidades públicas realizada pelo atual Ministro da Educação - o orçamento da instituição foi reduzido.

Egito Antigo arqueologia sarcófago dom Pedro II Múmia incêndio Museu Nacional Buscas Amuletos

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone