Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ ballardinix
Mundo

Em Hong Kong, entra em vigor lei de censura à filmes

A medida teria como objetivo proteger a segurança nacional do país

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/10/2021, às 19h57

Em Hong Kong, o Conselho Legislativo aprovou uma lei que proíbe o lançamento de filmes considerados ameaça às diretrizes de segurança nacional da China. A punição prevista para aqueles que infringirem a medida será de sentenças de até três anos, e multas de até 130 mil dólares. 

Segundo repercutido pela BBC nesta quarta-feira, 27, uma das preocupações que vieram em reação à norma é que ela pode desestimular a indústria cinematográfica do país, uma vez que os envolvidos ficariam mais receosos. 

O texto que estabelece a censura às produções audiovisuais afirma que serão revogadas as licenças de todos os filmes que "endossam, apoiam, glorificam, encorajam e incitam atividades que podem colocar em risco a segurança nacional".

A Lei de Segurança Nacional

Em junho de 2020, foi aprovada em Hong Kong uma lei de segurança desenvolvida pelo governo chinês. É de relevância mencionar que a medida veio pouco tempo depois do país mergulhar em protestos que articulavam um movimento pró-democracia e contrário à autoridade chinesa. 

O artigo, todavia, tornou criminosos os atos de romper relações com a China, de reduzir sua autoridade sob o território e de colaborar com potências estrangeiras, entre outros. As informações foram documentadas por uma matéria de 2020 também da BBC. 

Desde então, o controle do Partido Comunista sob Hong Kong apenas aumentou. Nesse sentido, a nova regra relativa à indústria cinematográfica serve como uma extensão de um processo já em andamento. 

Mundo China notícias censura Hong Kong filmes lei indústria cinematográfica autoridade

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix