Patty Jenkings, diretora de Mulher-Maravilha (2017) - Wikimedia Commons
Entretenimento

Em 2020, número de mulheres na direção de filmes bateu recorde, segundo pesquisa

O estudo apontou ainda que, quando há pelo menos uma diretora, outros cargos importantes em set são geralmente preenchidos por mulheres

Isabela Barreiros Publicado em 05/01/2021, às 07h00

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de San Diego, nos Estados Unidos, revelou que mulheres ocuparam o cargo de diretoras de filmes em uma proporção recorde no ano passado, em 2020. A revista estadunidense Variety foi responsável pela divulgação da pesquisa.

De acordo com os novos dados do Centro para Estudos das Mulheres na Televisão e no Cinema da universidade em questão, as mulheres foram 16% do número de diretores dos maiores filmes de 2020. O estudo foi realizado com os 100 filmes que obtiveram maiores números de bilheteria no ano.

O número é impressionante e representa um recorde. Em 2019, a proporção de mulheres era de 12%, enquanto a de 2018 era ainda menor: as mulheres representavam apenas 4% dos diretores naquele ano.

“A boa notícia é que agora vimos dois anos consecutivos de crescimento para as mulheres na direção, o que quebra um padrão histórico no qual os números tendem a subir um ano e cair no outro. A má notícia é que 80% dos melhores filmes ainda não têm uma mulher no comando", afirmou Martha Lauzen, pesquisadora envolvida no estudo.

Os especialistas também perceberam que o fato de ter uma mulher ocupando o cargo de direção pode aumentar o número de mulheres no set. Geralmente, quando havia ao menos uma diretora, os cargos importantes do filme eram preenchidos por outras mulheres. 

Estados Unidos História feminismo mulheres Cinema notícia curiosidade direção de filme

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado