Ilustração da espécie recém-descoberta - Divulgação/Museu da Evolução de Maribo
Dinossauro

Dinossauro recém-descoberto ganha nome em homenagem a deus nórdico

Animal com cabeça gigante com chifres viveu na América do Norte há cerca de 78 milhões de anos

Giovanna Gomes Publicado em 20/06/2024, às 13h39

Uma equipe de paleontólogos nomeou um dinossauro recém-descoberto em homenagem ao deus nórdico Loki, devido à semelhança entre seus chifres e as representações da divindade nas recentes produções sobre super-heróis.

A nova espécie, Lokiceratops rangiformis, que viveu na América do Norte há cerca de 78 milhões de anos, foi descrita em um estudo publicado na revista PeerJ nesta quinta-feira, 20. Ela foi identificada a partir dos restos parciais de um crânio descoberto em 2019 na Formação do Rio Judith, em Badlands, Montana, cerca de 3,2 quilômetros da fronteira dos EUA com o Canadá.

O L. rangiformis, conforme destaca o portal Live Science, pertence ao clado Ceratopsia, um grupo de dinossauros herbívoros com chifres, que inclui o Triceratops. Este grupo é conhecido pelas grandes placas ósseas na cabeça, chamadas de folhos, e pelos chifres longos e pontiagudos.

De acordo com os cientistas, o animal em questão possuía um grande folho — o maior já visto em um ceratopsiano — adornado com um par de chifres achatados e curvilíneos no topo, além dos chifres semelhantes a lanças que se projetavam acima de seus olhos.

Chifres assimétricos

A espécie recém-descoberta, vale destacar, também tinha um terceiro par de chifres assimétricos no topo da cabeça, o que lhe rendeu o nome específico rangiformis, que significa "parecido com rena" em latim, uma vez que as renas (Rangifer tarandus) também possuem chifres mais longos de um lado da cabeça do que do outro.

espécie Paleontologia dinossauro Loki Chifres triceratops

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix