Navio de guerra americano, afundado na Segunda Guerra Mundial, é localizado em águas profundas da Austrália 81 anos após seu afundamento
Redação Publicado em 11/11/2024, às 19h49
Após 81 anos desaparecido no Oceano Índico, os destroços do USS Edsall, um contratorpedeiro americano que lutou bravamente na Segunda Guerra Mundial, foram finalmente encontrados. A descoberta, anunciada em conjunto pelas autoridades americanas e australianas, traz à tona a história de um navio e de seus tripulantes que se tornaram símbolo de coragem e resistência.
Afundado em 1 de março de 1942, após ser atacado por bombardeiros japoneses, o Edsall se tornou conhecido como "o rato dançante" devido à sua habilidade de escapar de ataques aéreos, mesmo com danos consideráveis. A tripulação, composta por 153 marinheiros, pilotos e soldados, lutou com bravura até o fim, contra-atacando com torpedos e cortinas de fumaça.
Os destroços do Edsall foram localizados ao sul da Ilha Christmas, na Austrália, a uma profundidade de mais de 5 mil metros. A descoberta foi realizada pelo MV Stoker, um navio de apoio naval australiano, durante uma missão de levantamento hidrográfico. A Marinha dos EUA e a australiana trabalharam em conjunto para confirmar a identidade do navio.
Segundo o 'The Guardian', a descoberta dos destroços do Edsall é um momento importante para homenagear os marinheiros que perderam suas vidas naquela batalha. A embaixadora dos EUA na Austrália, Caroline Kennedy, expressou sua gratidão pela descoberta: "Agora poderemos preservar este importante memorial e esperamos que as famílias dos heróis que morreram lá saibam que seus entes queridos descansam em paz", disse em vídeo.
Pai e filho encontram moedas raras em floresta na Polônia
Turista americano suspeito de vandalizar santuário em Tóquio é preso
Corte de energia na UFRJ gera risco de incêndios para o Museu Nacional
Explosões em Brasília: Polícia narra passo a passo de homem-bomba
Condenado à pena de morte usa o jazz para defender sua inocência nos EUA
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório