Imagem ilustrativa de um crocodilo - Reprodução/Pixabay/miniformat65
Descobertas

Descubra qual a reação dos crocodilos-do-nilo ao choro de bebês humanos

Uma pesquisa analisou as diferentes reações dos crocodilos ao choro de diferentes espécies de mamíferos, entre elas de crianças humanas

Redação Publicado em 10/08/2023, às 19h13 - Atualizado em 17/08/2023, às 10h03

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 9, na revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, compartilhou que certas espécies de crocodilos reagem aos gritos e choros de bebês mamíferos de diferentes formas. Os crocrocodilos-do-nilo (Crocodylus niloticus), por exemplo, ficam animados com o som.

A conclusão se deu através de especialistas oriundos da França, que analisaram o comportamento dos crocodilos e determinaram que o som é atrativo para os animais, pois eles entendem como uma chance de se alimentarem. A pesquisa também afirma que os animais se aproveitam dos sons para medir o nível de sofrimento das potenciais presas.

O estudo foi feito através da instalação de alto-falantes no habitat dos mais de 300 crocodilos-do-nilo em um zoológico no Marrocos. As caixas de som tocavam sons de bebês bonobos (Pan paniscus), seres humanos com menos de quatro anos e chimpanzés (Pan troglodytes), todos eles chorando.

Como informado pela Galileu, os sons foram capturados em momentos diferentes, como baixa angústia e alta angústia, visando simular emoções diversas apresentadas pelos bebês. Julie Thévenet, ecologista comportamental e líder do experimento realizado pela Universidade de Saint-Etienne, analisou o comportamento dos crocodilos diante dos choros diferentes.

Conclusões

Todos eles reagiram aos estímulos sonoros, alguns virando a cabeça, outros chegando a morder as caixas de som. Mas, os especialistas notaram que a resposta dos répteis variava conforme a característica acústica. Aproximadamente 20% deles demonstraram reações frente ao sofrimento leve de bebês humanos, mas quase 70% responderam aos sofrimentos severos.

O estudo também concluiu que a reação de um crocodilo é mais calibrada do para o sofrimento do que a apresentada por humanos, quando se deparam com o sofrimento de bebês. Os répteis também reagem de maneiras similares ao choro independente da espécie, ao contrário dos humanos.

Os especialistas que realizaram o estudo esclareceram que os crocodilos dominam a interpretação dos sons de sofrimento para focar a sua atenção nas presas mais indefesas.

Esses resultados destacam que as características acústicas que codificam informações em sinais sonoros de vertebrados não são necessariamente idênticas entre as espécies”, concluiu o estudo.
pesquisa estudo crocodilos Angústia mamíferos choro bebês humanos

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'