Papa Francisco - Getty Images
Papa Francisco - Getty Images
Papa Francisco

Debilitado, Papa Francisco terá que 'reaprender a falar', segundo cardeal

Nos últimos anos, Francisco enfrentou diversos problemas de saúde e é mais suscetível a infecções pulmonares, pois teve pleurisia na juventude

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 22/03/2025, às 12h15

O Papa Francisco, de 88 anos, está internado há cinco semanas devido a uma pneumonia dupla. Durante esse período, o Vaticano divulgou apenas um breve áudio de sua voz, em 6 de março, no qual ele soava fraco, sem fôlego e de difícil compreensão.

Na atualização mais recente sobre sua saúde, divulgada nesta sexta-feira, 21, o Vaticano informou que seu estado permanece estável, com "pequenas melhorias na respiração e na mobilidade".

Desde segunda-feira, Francisco não utiliza ventilação mecânica à noite, mas continua recebendo oxigênio por meio de uma pequena mangueira nasal durante grande parte do tempo.

Alta hospitalar?

Ainda não há uma previsão oficial para sua alta, e o cardeal Víctor Manuel Fernández afirmou à agência Reuters não saber se ele poderá retornar ao Vaticano antes da Páscoa, no dia 20 de abril.

Segundo Fernández, os médicos querem garantir sua recuperação completa antes de liberá-lo. "Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter 100% de certeza, porque ele acredita que, com o tempo que lhe resta, quer se dedicar inteiramente aos outros, não a si mesmo", disse o cardeal à agência.

Quando questionado pela Reuters sobre uma possível renúncia do Papa Francisco, Fernández foi categórico: "Eu realmente acredito que não."

Nos últimos anos, Francisco enfrentou diversos problemas de saúde e é mais suscetível a infecções pulmonares, pois teve pleurisia na juventude e precisou remover parte de um pulmão.

notícias Igreja Católica saúde Vaticano Papa Francisco respiração alta internação fala pneumonia

Leia também

Brasil amplia território marítimo e ganha 'nova Alemanha'; Entenda!


Vítima de maus-tratos, cachorro tem quase 3 kg de pelos sujos removidos


Governo Milei anuncia retirada de sigilo de documentos da ditadura argentina


Itália oferece dinheiro para quem se mudar para casas abandonadas em Trentino


Rei Charles acena para público em primeira aparição após internação


USP realiza cerimônia de diplomação de estudante morta na ditadura