Objeto encontrado no fundo do mar é comparado com cena do filme 'Alien' e gerou curiosidade no meio científico; descubra!
Fabio Previdelli Publicado em 06/09/2023, às 14h56
Um misterioso 'ovo dourado' com um buraco foi encontrado no fundo do mar na costa do Alasca. O achado tem deixado pesquisadores instigados devido suas características um tanto quanto peculiares.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o objeto brilhoso é sensível ao toque, como o tecido da pele, e se parece com a casca de um ovo ou com os restos de uma esponja marinha. "Algo tentou entrar ou sair", disse um pesquisador durante uma transmissão ao vivo.
+ Bob Esponja e Patrick ‘da vida real’: Biólogos capturam cena que remete ao desenho
Conforme repercutido pelo Daily Mail, o 'ovo' foi achado a três quilômetros de profundidade durante uma expedição liderada pelo NOAA, que foi transmitida online. A entidade publicou uma foto da orbe dourada em suas redes sociais, o que gerou grande curiosidade.
Mas, ao invés de deixá-la no local, a NOAA usou um braço operado remotamente para conferir o objeto e, então, removê-lo da rocha — o aspirando por um tubo para trazê-lo de volta à costa. O ovo terá seu DNA testado para revelar do que se trata.
Algo que chama a atenção também é o buraco presente em sua face, que pode ter sido feito por outra criatura marinha. Membros da equipe brincaram ao comparar o objeto com o início do filme de terror 'Alien', de Ridley Scott, quando o personagem John Hurt se depara com um Abraçador (facehungger) em outro planeta.
Quando nosso conhecimento coletivo não consegue identificá-lo, é algo estranho", disse um pesquisador. "Que tipo de animal faria uma casca de ovo assim?".
Entretanto, vale ressaltar que até dois terços da vida nas profundezas dos oceanos é desconhecida pela ciência — e a descoberta não descarta que o ovo seja resquícios de uma delas.
Ao Daily Mail, Kerry Howell, professor de ecologia de águas profundas na Universidade de Plymouth, concordou que o objeto é "estranho": "Em meus 20 anos explorando o mar profundo, não vi nada parecido".
É sempre emocionante ver coisas novas e esperarei ansiosamente pela análise da amostra para entender o que ela realmente é", prosseguiu. "Existem muitas espécies não descobertas no fundo do mar, então isso poderia ser facilmente relacionado a uma nova espécie".
Já sobre o buraco, ele especulou que o orifício pode ser por onde a criatura inspira e expira, se for uma esponja; ou onde o animal eclodiu, se for uma casca de ovo. O progresso sobre as investigações podem ser acompanhadas em uma página dedicada no site da NOAA (clique aqui!).
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra