Balões com fezes e lixo encontrados na Coreia do Sul - Reprodução / Vídeo / Youtube / BBC News
Coreia do Norte

Coreia do Norte envia cerca de 150 balões com lixo e fezes são para a Coreia do Sul

Entre os últimos dias, militares encontraram mais de 100 balões que teriam sido enviados pela Coreia do Norte com conteúdo questionável; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 29/05/2024, às 11h03

A Coreia do Norte enviou aproximadamente 150 balões para a Coreia do Sul carregados com fezes e lixo, conforme relataram os militares sul-coreanos nesta quarta-feira, 29. Um alerta foi emitido para os residentes das regiões fronteiriças.

Os balões foram avistados sobrevoando o território sul-coreano na noite de terça-feira, 28. De acordo com o governo sul-coreano, alguns desses balões chegaram a alcançar uma província no sudoeste do país. Imagens divulgadas pela mídia sul-coreana mostram balões brancos presos a sacos plásticos cheios de lixo. Os militares relataram encontrar itens como garrafas plásticas, baterias, partes de sapatos e fezes.

As autoridades acreditam que o envio dos balões pela Coreia do Norte seja uma resposta a ações semelhantes realizadas por ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos. Nos últimos anos, críticos do regime de Kim Jong-un têm enviado balões para a Coreia do Norte com panfletos contendo críticas ao governo norte-coreano e cartões de memória com músicas de k-pop.

A Coreia do Sul tem desestimulado os ativistas a continuarem essas práticas, alegando que não contribuem para a paz. Em 2021, uma lei proibindo o lançamento de balões foi aprovada, mas posteriormente derrubada pela Suprema Corte em nome da liberdade de expressão.

Conteúdo de um dos balões que caíram em território sul-coreano - Reprodução / Ministério da Defesa da Coreia do Sul

 

“Olho por olho”

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, a Coreia do Norte havia prometido uma "ação olho por olho" contra "coisas sujas" enviadas da Coreia do Sul. Em resposta à suposta retaliação norte-coreana, as autoridades sul-coreanas aconselharam os moradores a manter distância dos balões e a contatar a polícia em vez de se aproximarem.

“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado oficial do governo.

De acordo com o portal G1, a Coreia do Sul classificou ainda a atitude da Coreia do Norte como "desumana" e "vulgar".

Coreia do sul Coreia do norte militares casa lixo fezes balões resposta envio 150

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados