Alan Titchmarsh e seu jeans censurado - Reprodução/Vídeo/The Guardian
Coreia do Norte

Coreia do Norte: Emissora borra calça jeans, 'símbolo do imperalismo americano'

O apresentador e jardineiro inglês, Alan Titchmarsh, teve sua calça jeans borrada digitalmente, pois a peça é proibida no país

Redação Publicado em 26/03/2024, às 19h54

Desde 2022, o apresentador de programa e autor de romances picantes, Alan Titchmarsh, aparece na televisão estatal norte-coreana. Entretanto, no episódio desta segunda-feira, 25, um detalhe de seu programa de jardinagem foi censurado com um borrão: sua calça jeans. 

A escolha da roupa para a série de TV da BBC, ‘Garden Secrets’, violou uma proibição imposta pelo regime norte-coreano desde os anos 1990, que considera os jeans como um símbolo do imperialismo dos EUA, explica o The Guardian. A peça foi borrada, entretanto, ainda era possível notar o tecido jeans.

Ainda de acordo com o The Guardian, cada episódio do programa tem a duração de uma hora, mas os censores da Coreia do Norte editam a duração, que cai para 15 minutos, os comentários de Titchmarsh, substituído por narradores norte-coreanos, além de adicionarem uma trilha sonora de música instrumental. 

A restrição, iniciada por Kim Jong-il, ao guarda-roupa de Titchmarsh é parte de uma iniciativa para resguardar os norte-coreanos da influência da cultura ocidental.

Apesar de seu filho, o atual líder Kim Jong-un, ter permitido que sua comitiva utilizasse vans Ford Transit e demonstrado interesse pelo basquete da NBA, alerta contra a proliferação da “cultura burguesa” e “comportamento antissocialista” prejudiquem a Coreia do Norte.

Restrições

Em 2022, a rádio Free Ásia, uma emissora financiada pelo governo dos EUA, relatou que o regime norte-coreano estava reprimindo a moda e os penteados considerados “capitalistas”, proibindo o uso de jeans skinny, camisetas estampadas com palavras estrangeiras e cabelos tingidos ou longos.

Segundo uma fonte não identificada dentro da Coreia do Norte entrevistada pela emissora, essa repressão “tem como alvo principalmente mulheres na faixa dos 20 e 30 anos. Se alguém for pego se vestindo contra as normas, é obrigado a esperar na beira da estrada até que as patrulhas terminem sua inspeção naquela área.”. 

É importante ressaltar que a proibição do uso de jeans não se aplica aos turistas ocidentais, que têm permissão para se vestir como desejarem ao visitar o país.

Coreia do norte censura televisão apresentador calça jeans Alan Titchmarsh

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados