O presidente Castillo - Getty Images
Peru

Congresso peruano rejeita impeachment do presidente Castillo

"Saúdo que a sensatez, a responsabilidade e a democracia tenham prevalecido", declarou o presidente em suas redes sociais

Redação Publicado em 29/03/2022, às 10h47

O Congresso do Peru não aprovou o pedido de impeachment contra o presidente do Peru, Pedro Castillo, na última segunda-feira, 28. A oposição o acusava de falta de rumo em sua administração e de permitir uma suposta corrupção ao seu redor.

No início da reunião, que durou mais de oito horas, o presidente apresentou sua defesa. Em seguida 95 parlamentares discursaram. No fim, foram 55 votos a favor da destituição, frente a 54 contra, enquanto outros 19 parlamentares optaram pela abstenção. Para que o impeachment fosse aprovado, seriam necessários 87 votos, segundo informou a AFP.

"Não foi aprovada a resolução para declarar a vacância da presidência da República", disse a presidente do Congresso, María del Carmen Alva.

De acordo com a agência de notícias, o resultado da votação foi previsível, já que a imprensa local já havia informado que os principais opositores de Castillo não tinham os votos necessários para afastá-lo do cargo.

"Saúdo que a sensatez, a responsabilidade e a democracia tenham prevalecido. Reconheço os parlamentares que votaram contra a vacância e respeito a decisão daqueles que votaram a favor", declarou o presidente do país em publicação no Twitter. "Peço a todos para virar a página e trabalhar juntos pelos grandes desafios do país", finalizou.

notícias Peru presidente Impeachment Congresso rejeita Castillo

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'