Vladimir Herzog, jornalista morto na ditadura militar - Divulgação / Instituto Vladimir Herzog
Vladimir Herzog

Condenação do Estado brasileiro por corte internacional começa a ser cumprida com 5 anos de atraso

Sentença foi anunciada em 2018, mas foi só recentemente que o governo deu seguimento ao que foi exigido

Redação Publicado em 03/10/2023, às 09h27

Em 2018, a Corte Interamericana de Direitos Humanos declarou que o Estado Brasileiro era culpado pela falta de investigação a respeito da morte do jornalista Vladimir Herzog, que foi torturado e assassinado durante a ditadura militar. Por conta dessa conduta errônea, os culpados pelo assassinato da figura nunca foram responsabilizados perante a lei por suas ações criminosos. 

Recentemente, após a condenação ser ignorada por cinco anos (durante o último ano do governo Temer e todo o mandato de Bolsonaro), o governo do Brasil finalmente deu seguimento ao que foi exigido pela Corte. 

Segundo repercutiu o UOL, a decisão feita pelo órgão internacional foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 3, para que esteja disponível na íntegra aos cidadãos do país. 

Além disso, as autoridades anunciaram que irão indenizar os quatro familiares de Vladimir Herzog (Zora, Clarice, André e Ivo). Cada um receberá mais de 200 mil reais como compensação financeira por sua perda e pela negligência da justiça brasileira em buscar esclarecer os eventos da morte do jornalista. 

O que falta? 

O governo brasileiro, no entanto, ainda não cumpriu tudo que a Corte Interamericana de Direitos Humanos pediu, ainda de acordo com o veículo. Resta realizar a investigação do assassinato de fato, com os culpados sendo devidamente responsabilizados. 

Outro detalhe importante é que as Forças Armadas nacionais foram solicitadas a realizar um ato público pedindo perdão pelo que foi feito com Herzog — o que também está pendente. 

Brasil ditadura notícias Vladimir Herzog jornalista

Leia também

Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público