Jean Hilliard em entrevista - Reprodução/Video
Jean Hilliard

Como mulher voltou à vida após ficar congelada por horas?

Após ficar seis horas na neve congelada como “pedaço de carne recém-retirado do freezer”, Jean Hilliard voltou à vida e chocou médicos; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 26/10/2023, às 10h25 - Atualizado às 18h51

Em meados de 1980, Jean Hilliard voltou à vida após ficar congelada por cerca de seis horas. Tudo começou quando ela enfrentou a neve ao voltar de carro de uma reunião com amigos que ocorreu no interior de Minnesota, nos Estados Unidos.

Na madrugada, Jean perdeu o controle do veículo durante uma forte nevasca. Por sorte, lembrou que um amigo, Wally Nelson, morava próximo ao local e resolveu pedir ajuda.

+ Congelada por 6 horas: a infeliz experiência de Jean Hilliard

No trajeto a pé, após quase uma hora de caminhada, Hilliard acabou escorregando e caiu de cara na neve. A mulher acabou desmaiando e ficou intacta no local. Segundo aponta O Globo, ela ficou presa numa vala sob temperaturas abaixo dos -22ºC.

Jornal local notociando seu congelamento e impressionante recuperação / Crédit: Reprodução

 

Com 19 anos na época, Jean Hilliard acabou ficando no local por seis horas até Nelson encontrá-la na manhã seguinte. Wally contou que só achou a amiga por notar marcas de pegadas nos arredores de sua casa.

[Jean estava] congelada como um pedaço de carne", disse.

De volta à vida

Nesta semana, Jean Hilliard recordou do episódio em entrevista ao canal Fox 9. Atualmente com 62 anos, ela explicou o que sentiu durante as horas que ficou congelada: "É como se alguém desligasse as luzes e eu simplesmente dormi".

Imediatamente após encontrá-la, Nelson levou a amiga ao hospital. Ele relatou que o corpo de Jean estava tão duro que não foi preciso nem usar uma maca para transportá-la. Ao chegar no centro médico, iniciou-se uma corrida para aquecer o corpo da mulher o mais rápido possível.

Ao The New York Times, o médico George Sutter, que tratou de Jean na ocasião, recordou que a paciente acordou algumas horas depois. Hilliard chocou os profissionais ao começar a falar após despertar.

Seu corpo estava frio e completamente sólido, como um pedaço de carne recém-retirado do freezer", disse o médico.

Por fim, Jean Hilliard teve que ficar internada por sete semanas. Neste período, ela não só foi monitorada por profissionais como também fez todo um trabalho para voltar a andar com normalidade — se tornando a única pessoa a voltar à vida de um congelamento e não ficar com lesões permanentes.

Mundo curiosidades notícias congelamento 1980 Jean Hilliard volta à vida

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone