Imagem de raio-x em que o cisto é visualizado - Reprodução/Radiology
Cisto

Com 'saco de bolinhas': Cisto de 15 centímetros é retirado da cabeça de mulher

O cisto retirado da cabeça da mulher contava com esferas de gordura; caso ocorreu na Inglaterra

Redação Publicado em 26/07/2023, às 15h47 - Atualizado às 16h56

Na Inglaterra, uma mulher indiana de 52 anos teve um cisto de 15 centímetrosretirado por especialistas de sua cabeça. No procedimento cirúrgico, o cisto apresentava ainda cabelos e algumas esferas de gordura que se assemelhavam a um "saco de bolinhas de gude". 

A mulher vive em Bangalore, no sul da Índia, e relatou que nunca tentou retirar o cisto anteriormente. Além disso, aos médicos, a indiana comentou que ele cresceu lentamente desde sua infância

Conforme repercutiu o portal de notícias do UOL, exames realizados indicam que o cisto retirado apresentava 15 cm de comprimento, 10 cm de largura e 12 cm de altura. Especialistas ainda informaram que os tecidos que estavam dentro do cisto da cabeça da mulher eram de "tamanhos variados".  

A cirurgia foi realizada no ano passado, e somente nesta semana o caso tornou-se público. Vale destacar também que o primeiro artigo sobre o caso foi publicado no último mês de maio pela revista especializada Radiology. 

O cisto 

Após o procedimento cirúrgico, um exame microscópico do tecido confirmou que se tratava de um cisto dermoide, conhecido clinicamente como um teratoma cístico maduro.

Segundo apurou o jornal Daily Mail junto ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, esse tipo de cisto não é cancerígeno, e se desenvolvem a partir de células embrionárias. Esses cistos podem apresentar cabelo, fluido, dentes ou glândulas da pele. 

Inglaterra cirurgia Cabelo cisto

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola