Mariah Carey no clipe de “All I Want for Christmas Is You”, de 1994 - Divulgação/Youtube/MariahCareyVEVO
Mariah Carey

'All I Want for Christmas Is You': clássico natalino de 1994 é alvo de processo milionário

Mariah Carey está sendo processada por 'All I Want for Christmas Is You', lançada em 1994

Redação Publicado em 06/06/2022, às 10h05

Um compositor abriu um processo contra Mariah Carey alegando que escreveu uma música com o mesmo título do clássico natalino “All I Want for Christmas Is You”, de 1994, cinco anos antes de a cantora lançar sua faixa.

Andy Stone está processando Carey, seu co-autor e a Sony Music Entertainment, por violação de direitos autorais e apropriação indevida, além de outras acusações, em uma ação apresentada ao Tribunal Federal de Nova Orleans, nos EUA, na última sexta-feira, 3.

Conhecido por se apresentar com a banda country-pop Vince Vance & the Valiants, o compositor pede uma indenização de ao menos US$ 20 milhões, cerca de R$ 95 milhões, afirmando que a música foi gravada sem sua permissão e explorou ilegalmente sua “popularidade e estilo único”.

Stone também alegou que sua canção foi “extensivamente tocada” durante a temporada de Natal de 1993, um ano antes de a música de Carey ser lançada, e que ela também teria estado nas paradas da Billboard Hot 100, feito pelo qual o clássico natalino da artista é mais conhecido.

Segundo reportou a agência de notícias Reuters, as canções de Carey e Stone têm tanto letras quanto melodias diferentes, levando apenas o mesmo título de “All I Want for Christmas Is You”.

Sem posicionamento

De acordo com a Reuters, representantes de Mariah Carey e da Sony Music ainda não se posicionaram sobre o processo em que são acusados de plágio, assim como não tiveram resposta dos advogados de Stone para comentários adicionais.

Segundo a ação, em abril de 2021, o compositor e seus representantes entraram em contato com os artistas e a gravadora para discutirem o seu suposto uso não autorizado, no entanto, “não conseguiram chegar a um acordo”.

História Música Natal notícia processo plágio Mariah Carey

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo