Dois exoplanetas semelhantes à Terra orbitando uma anã vermelha ultracool - Divulgação/NASA
Espaço

Cientistas encontram 45 exoplanetas semelhantes à Terra no universo

Com atmosferas, temperaturas e composições propícias para a vida humana, tais mundos têm um alto grau de 'habitabilidade'

Pamela Malva Publicado em 09/09/2020, às 16h30

Observando os produtos químicos na atmosfera de diversos planetas, especialistas da Universidade de Tecnologia de Luleå, na Suécia, chegaram à uma incrível conclusão. Segundo os cientistas, 45 desses planetas têm um sistema semelhante ao da Terra. 

Ainda que muito distantes, os mundos apresentam indícios de água líquida e de uma atmosfera parecida com a nossa. Orbitando estrelas diferentes das que conhecemos, tais exoplanetas também contam com temperaturas próximas às da nossa casa.

Encontrar planetas tão parecidos com a Terra, de acordo com os cientistas, não é uma tarefa tão simples assim, apesar de bastante gratificante. O mais próximo deles, por exemplo, está a 4,22 anos-luz daqui. Ou seja, uma sonda demoraria 17 mil anos para atingir sua atmosfera, ainda que o veículo se movesse a 265 mil quilômetros por hora.

Segundo os especialistas, os 45 planetas agora compõem uma lista de possíveis ambientes habitáveis. Novos estudos, portanto, podem refinar essa seleção e indicar as atmosferas que, em um futuro distante, podem ser exploradas por humanos.

Nasa Terra atmosfera notícia Suécia planetas Órbita

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado