Imagem ilustrativa de pandas - Getty Images
Mundo

China dá 2 pandas de presente ao Catar como sinal de aproximação diplomática

Um mês antes da Copa do Mundo de Futebol, os animais serão recebidos em zoológico local

Wallacy Ferrari Publicado em 01/10/2022, às 09h32

O embaixador da China no Catar, Zhou Jian, revelou que um presente bastante curioso aterrissará no país que sediará a Copa do Mundo de 2022 durante o próximo mês; os pandas Suhail e Soraya serão levados para o zoológico de Doha como um presente, zelando pela boa relação com Beijing.

Os nomes dos animais também possuem significados especiais, com Soraya sendo o nome árabe dado a Plêiades, uma formação de estreles que é referenciada no Corão, e Suhail sendo o nome de uma das estrelas mais brilhantes já registradas em avistamentos espaciais do Golfo Pérsico, podendo ser observada a olho nu justamente na região onde o Catar está.

De acordo com o portal Perfil Brasil, a chegada é comemorada pela mídia local, que já chama a população para conhecê-los assim que chegarem no zoológico. Por outro lado, a aproximação política é uma forma de amenizar a ausência de posicionamento da China em relação a guerra entre Ucrânia e Rússia, não se alinhando a países do ocidente que praticaram duras sanções no país chefiado por Vladimir Putin em decorrência da invasão.

Transporte e curiosidade

Os animais chegaram de avião através de uma caixa específica, que possibilita estabilidade ao pesado animal durante o voo, sem o sufocá-lo. Contudo, se engana que é a primeira operação de voo do tipo, pois em 2017, a China também enviou 2 pandas para a Alemanha como sinal de aproximação.

Copa do Mundo China presente Diplomacia Catar Qatar panda

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix