O rei Charles (então príncipe) e o príncipe Harry em 2019 - Getty Images
Família Real Britânica

Charles III não fala mais e ignora ligações do filho, Harry

Após abandonar seus deveres reais em 2020, o príncipe Harry se envolveu em uma série de polêmicas e controversas envolvendo outros membros da realeza

Éric Moreira Publicado em 01/08/2024, às 08h46

Não é novidade que a relação entre o príncipe Harry e outros membros da Família Real Britânica vem se desgastando nos últimos anos. Porém, agora, o príncipe e o próprio pai, o rei Charles, se veem extremamente afastados, de forma que o rei sequer atende as ligações do filho, e sequer fala com ele.

Há quatro anos, conforme repercute o portal Splash, do UOL, Harry vem lutando na Justiça para tentar reaver um de seus direitos de quando era membro da realeza: proteção policial, ao menos quanto estiver no Reino Unido. E mesmo que nunca consiga tal direito, ele insiste que o pai poderia ajudá-lo a reavê-lo.

Porém, agora a relação entre Harry e Charles se mostra ainda mais desgastada, de forma que o príncipe sequer consegue pedir ajuda ao rei no processo; afinal, o rei sequer atende as ligações ou responde às mensagens do filho.

Dizem para ele que [o rei] está 'indisponível' agora. As ligações não são atendidas. Ele também tentou conversar com o rei sobre sua saúde, mas essas ligações também não são atendidas", afirma um amigo pessoal do príncipe à People.

Ainda sobre esse caso, no entanto, uma fonte interna do Palácio de Buckingham afirma que a ideia de que a segurança de Harry nas mãos do rei é "completamente incorreta". Isso porque Charles III não pode interferir diretamente em questões governamentais, sendo a segurança da realeza gerida por um órgão do governo.

Embora nos últimos anos Harry tenha atacado de diversas formas a Família Real, sendo uma das mais chamativas sua autobiografia 'O Que Sobra', que causou bastante polêmica após o lançamento, um amigo do príncipe afirma ainda à People que ele "abaixaria suas armas", caso a questão da segurança fosse resolvida.

Nada faria Harry mais feliz que reparar o vínculo com seu pai. [...] Ele não está pedindo uma casa ou um carro melhor para o pai. Ele está pedindo isso porque a realidade é que ele está em risco", pontua.

Encontros?

Anteriormente, em maio deste ano, Harry chegou a visitar Londres, mas Charles sequer encontrou o filho na ocasião. Em nova, na época, um representante do príncipe disse que "o duque entende os compromissos e as várias outras prioridades do seu pai e espera vê-lo em breve".

Nesta visita, repercute o portal Splash, do UOL, Harry promoveu uma missa em comemoração dos dez anos dos Jogos Invictus, mas praticamente ninguém da Família Real compareceu. Estavam presentes apenas o Conde Spencer, a Lady Jane Fellowes — ambos irmãos de Diana —, e Louis Spencer, primo de Harry; enquanto isso, os demais da realeza estavam em uma festa no jardim do Palácio de Buckingham.

+ Charles III 'não está satisfeito' com sua relação atual com os filhos de Harry

A última vez em que Harry e Charles III se encontraram foi em fevereiro deste ano, pouco após o diagnóstico de câncer do rei. "Eu amo minha família. Sou grato porque pude entrar em um avião e ir vê-lo, passar um tempo ao lado dele", disse Harry na época, após o encontro com o pai.

Mundo notícias realeza Família Real britânica príncipe Harry briga charles iii

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix