Imagem do esqueleto encontrado - Reprodução/Ministério da Ciência e Ensino Superior do Cazaquistão
Idade do Bronze

Cazaquistão: Túmulo de menina da Idade do Bronze é encontrado em região do país

No túmulo encontrado pelos arqueólogos havia uma variedade de bens funerários

Redação Publicado em 06/09/2023, às 15h50

No Cazaquistão, no começo de agosto, alguns bens funerários, o que inclui ossos de animais que podem ter sido usados ​​para fins cerimoniais e a escultura de um sapo em um disco de bronze, foram encontrados em um túmulo desenterrado de uma garota da Idade do Bronze. Localizado em Ainabulak, o local era alvo dos investigadores desde o ano de 2017. 

Desde aquele ano, os investigadores encontraram, datados da Idade do Bronze, mais de 100 túmulos, conforme o The Astana Times. Além disso, pouco se sabe sobre a identidade da jovem que teve seu túmulo desenterrado recentemente, porém, a quantidade de itens em seu enterro, pode ser um indicador do papel que ela ocupava na sociedade daquela época. 

O esqueleto foi datado por meio de radiocarbono, e revelou que a garota tinha idade entre 12 e 15 anos quando morreu. Quanto a posição que foi enterrada, de acordo com Rinat Zhumatayev, arqueólogo que liderou a escavação e dirige o Departamento de Arqueologia, Etnologia e Museologia da Universidade Nacional Al-Farabi Kazakh, no Cazaquistão, comentou por e-mail ao Live Science que a menina foi "enterrada sobre o lado esquerdo, curvada"

"Havia pequenos brincos de arame em ambas as orelhas e contas em volta do pescoço", completou Rinat sobre o esqueleto.

Outros detalhes 

Com relação ao disco de bronze com a imagem do sapo, o arqueólogo comentou: “A imagem do sapo tem significados diferentes entre muitos povos desde a antiguidade”, e continuou:

Está associado à imagem da mulher em trabalho de parto e ao culto à água… mas requer mais estudos [para determinar o seu verdadeiro significado].” 

Além disso, sobre as descobertas, Rinat diz que todas "têm um importante significado histórico e cultural para o estudo dos primeiros estágios da Idade do Bronze”. 

Cientistas acreditam ainda que, os 180 ossos de tornozelos de animais enterrados com a jovem, podiam integrar parte de uma “prática de culto”, e que os mesmos eram usados ​​durante a meditação. Porém, outros acreditam que eles eram “símbolos de bem-estar” e “boa sorte” que serviram como um “desejo de uma transição bem sucedida de [um] mundo para outros”, disse Zhumatayev.

Idade do Bronze túmulo Cazaquistão disco de bronze

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone