Catedral de Notre-Dame de Rouen durante incêndio - Reprodução/Vídeo/X/@nexta_tv
Mundo

Catedral de Notre-Dame de Rouen é atingida por incêndio, na França

Cinco anos após incêndio na Notre-Dame de Paris, Catedral de Rouen, na região da Normandia, sofreu com chamas nesta quinta-feira, 11

Éric Moreira Publicado em 11/07/2024, às 12h19

Nesta quinta-feira, 11, moradores da cidade de Rouen, na França, ficaram espantados ao se depararem com a notícia de que a Catedral de Notre-Dame de Rouen foi atingida por um incêndio. A catedral é um grande ícone da arquitetura gótica, sendo datada do início do século 12, e estava em obras de restauro há anos.

Segundo o g1, no momento em que as chamas irromperam, a parte da agulha da catedral estava coberta por um pano branco. Esta agulha, vale mencionar, foi colocada no lugar de uma estrutura renascentista anterior, que era feita de madeira e chumbo, mas que foi destruída por um raio em 1822. A construção se deu entre 1825 e 1876, e sua finalização fez com que este fosse o edifício mais alto do mundo entre 1876 e 1880.

As primeiras imagens divulgadas do incêndio, pelas emissoras e por internautas nas redes sociais, mostravam uma coluna escura de fumaça subindo da torre. As imagens levantaram grande preocupação, visto que ainda é uma memória recente aos franceses o incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame de Paris em 2019.

🚨BREAKING:

The 1000-year-old Notre-Dame cathedral in Rouen is on fire. Authorities say it could be a religious attack. pic.twitter.com/jdPxYjdBMM

— Europe Invasion (@EuropeInvasionn) July 11, 2024

Uma joia da arquitetura gótica francesa, a Catedral de Rouen possui 151 metros, Vale mencionar que ela era um dos temas favoritos do pintor impressionista Claude Monet, segundo o The Guardian, que a retratou em mais de 30 pinturas, nos mais variados pontos de vista e momentos do dia.

Representações da Catedral de Notre-Dame de Rouen por Claude Monet / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Controle do incêndio

A prefeitura atestou à mídia local que a catedral havia sido evacuada após o início do incêndio, e serviços de emergência foram rapidamente encaminhados ao local. Felizmente, não houve nenhuma vítima, e o fogo foi controlado pelos bombeiros cerca de uma hora e meia depois de começar.

Stéphane Gouezec, dos bombeiros de Seine-Maritime, disse ao The Guardian que a fonte do incêndio também foi localizada, e agora as equipes trabalham para garantir que não tenha mais "pontos quentes" nela. Ele também explicou que as chamas não se espalharam graças a área em que o fogo surgiu, em que a maioria das estruturas era de metal.

França Mundo notícias incêndio Catedral de Notre-Dame de Rouen

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone