Imagem de Justin Trudeau e Vladimir Zelensky durante a passagem do presidente pelo Canadá - Getty Images
Mundo

Canadá: Presidente do Parlamento renuncia ao homenagear acidentalmente veterano nazista

Yaroslav Hunka, membro da Waffen-SS, organização paramilitar nazista, foi aplaudido de pé durante uma sessão na Câmara dos Comuns

Redação Publicado em 26/09/2023, às 17h13

Nesta terça-feira, 26, Anthony Rota, presidente do Parlamento do Canadá, renunciou ao cargo após receber uma onda de críticas por homenagear acidentalmente um ex-membro da Waffen-SS, organização militar nazista, durante uma sessão na Câmara.

A renúncia de Rota entrará em vigor a partir da quarta-feira, 27. Até lá, seu vice assumirá o posto. Em um comunicado, ele lamentou o ocorrido, conforme repercutido pelo portal O Globo. 

Aquele reconhecimento público causou dor a indivíduos e comunidades, incluindo a comunidade judaica no Canadá e ao redor do mundo. Aceito total responsabilidade por minhas ações", afirmou Rota em nota. 

O incidente

Na última sexta-feira, 22, o Parlamento canadense realizou uma sessão excepcional para marcar a passagem do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, pelo país. Durante a reunião na Câmara dos Comuns, que também contou com o primeiro-ministro, Justin Trudeau. Anthony Rota destacou a presença de Yaroslav Hunka, 98, ao afirmar que o mesmo era “um veterano de guerra ucraniano-canadense da Segunda Guerra Mundial que lutou pela independência da Ucrânia contra os russos”.

Horas depois, foi divulgada a informação de que Hunka, que tinha sido aplaudido de pé por aqueles presentes, serviu na 14ª Divisão de Granadeiros das Waffen-SS, considerado a organização militar nazista do regime de Adolf Hitler.

Este ocorrido foi interpretado como a aceitação da narrativa do presidente russo, Vladimir Putin, que alega ter invadido a Ucrânia para “desmilitarizar e desnazificar” o país, justificativa que Kiev e seus aliados ocidentais consideram infundada.

Segunda Guerra Mundial Nazismo Holocausto Canadá Parlamento SS homenagem renúncia Veterano

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados