Bandeira do Canadá - Getty Images
Canadá

Canadá estabelece acordo para indenizar crianças indígenas

Maior acordo de indenização da história do Canadá envolve bilhões de dólares

Giovanna Gomes Publicado em 25/10/2023, às 09h40

Um acordo histórico de bilhões de dólares com o objetivo de reformar o sistema de bem-estar infantil e compensar famílias indígenas afetadas por essa política discriminatória foi aprovado por um tribunal canadense na última terça-feira, 24.

O acordo inclui o pagamento de 16,7 bilhões de dólares (R$ 83,5 bilhões) em compensações para mais de 300.000 crianças e suas famílias, além de 14 bilhões de dólares (R$ 70 bilhões) adicionais para a reforma do sistema de bem-estar infantil em comunidades indígenas.

A ministra de Serviços Indígenas do país, Patty Hadju, destacou a importância deste acordo, chamando-o de "histórico" e o maior da história do Canadá. Ela acrescentou que, embora não possa apagar os danos passados, reconhecerá a dor que muitos demandantes sofreram.

Segundo informações da agência de notícias AFP, o acordo é resultado de décadas de ações legais e negociações, após um tribunal de direitos humanos ter determinado que o governo havia reduzido o financiamento de serviços infantis para indígenas em comparação com serviços para não indígenas.

Túmulos anônimos

O acordo chega após a descoberta de centenas de túmulos anônimos em internatos mantidos pelo governo, onde estudantes indígenas eram separados de suas culturas e idiomas.

Entre o final do século XIX e a década de 1990, cerca de 150.000 crianças indígenas foram retiradas de suas casas e enviadas para 139 internatos. Muitas delas morreram, principalmente devido a desnutrição, doenças e negligência, um triste episódio descrito como "genocídio cultural" em um relatório de 2015 de um comitê de verdade e reconciliação.

Crianças Indígenas notícias Canadá genocídio acordo Tribunal

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'