José Anselmo dos Santos, o Cabo Anselmo - Divulgação / vídeo / Youtube / Jornalismo TV Cultura
Personagem

Agente duplo da ditadura: Cabo Anselmo é enterrado com nome falso criado nos anos 1970

Anselmo atuou como agente duplo durante a ditadura militar

Redação Publicado em 18/03/2022, às 10h05

O agente duplo da ditadura militar José Anselmo dos Santos, que faleceu na última terça-feira, 15, foi enterrado com um nome falso. O enterro se deu no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Montenegro, em Jundiaí (SP), cidade em que vivia.

O idoso, de 81 anos, foi identificado como Alexandre da Silva Montenegro, nome presente no RG apresentado no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, no qual deu entrada no dia 28 de fevereiro. O paciente morreu quinze dias depois, vítima de um mal súbito.

O documento, expedido em dezembro de 2007, apontava que o homem teria nascido no dia 10 de fevereiro de 1945, em Belém de São Francisco (PE). Já a certidão de nascimento foi registrada no cartório do Bom Retiro, na capital paulista, em 1973.

No entanto, de acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o verdadeiro registro do "cabo Anselmo", revela que ele nasceu em Sergipe no dia 13 de fevereiro de 1941. As informações são do portal de notícias G1.

Segundo a fonte, consta em nome de Alexandre a absolvição de um homicídio e lesão corporal pela 2ª Vara Criminal no ano de 1979. De acordo com o registro do velório municipal, ele era solteiro. Não há qualquer placa de identificação no local do enterro.

ditadura Alexandre falso infiltrado nome Enterrado cabo Anselmo

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix