Biquíni inspirado em Rosa Parks - Wikimedia Commons/USIA e Divulgação
Rosa Parks

Biquíni inspirado em Rosa Parks gera polêmica: 'Desrespeitoso'

Biquíni inspirado em Rosa Parks, fabricado por uma luxuosa marca de alta-costura de praia, é vendido por 90 dólares e encontra-se 'esgotado'

Fabio Previdelli Publicado em 26/06/2024, às 13h54

Um biquíni inspirado em Rosa Parks, minúsculo e atrevido, vem causando polêmica nas redes sociais. A peça de poliéster, segundo o NY Post, foi produzida pela luxuosa marca guatemalteca DivinoSeas e está disponível em duas cores: 'Sea Salt' e 'Light Pink'.

+ Leia a entrevista exclusiva com Rosa Parks, concedida dias antes de a ativista falecer

"Tentando lucrar com uma figura proeminente do Movimento pelos Direitos Civis e explorar o legado de Rosa Parks ao usar seu nome para vender um BIQUÍNI", escreveu indignado um usuário X.

Trying to capitalize off of a leading figure in the civil rights movement & profit off of exploiting Rosa Parks legacy… by using her name to sell a BIKINI… that’s just horrendous, corporations have no ends to the layers of embalmments of their avarice. Disrespectful! https://t.co/FfQcvPrFJz

— super spontaneous control freak (@ENANTIODROMlA) June 25, 2024
Isso é simplesmente horrendo", continuou. "As corporações não têm fim nas camadas de embalsamamento de sua avareza… Desrespeitoso!".

Biquíni polêmico

O maiô, vendido por 90 dólares (cerca de R$490), encontra-se 'esgotado' no site da marca. Já a parte de baixo do conjunto, disponível apenas no tamanho 'grande' na cor rosa, está sendo vendido a 36 dólares (R$ 198) — metade de seu valor original. 

"Inspirado na mulher cuja justa rebelião contra a segregação estilo apartheid nos Estados Unidos iniciou o movimento pelos direitos civis dos anos 1960", diz a descrição da peça. 

Biquíne inspirado em Rosa Parks - Divulgação

 

Outras peças da marca também homenageiam pioneiras como Eleanor Roosevelt e a química Rosalind Franklin.

"ROSA é meticulosamente projetado com divindade nos detalhes", diz o designer, segundo o NY Post. "Cada elemento na constelação de sua composição contribui para a gravidade sedutora e, ao mesmo tempo, imponente dos conjuntos". 

No entanto, em vez de ver o traje como uma homenagem sexy ao ícone da história negra, que lutou pela igualdade racial recusando-se a ceder seu assento no ônibus para um homem branco, internautas se sentiram ofendidos. 

EM QUE TIPO DE MUNDO ESTAMOS VIVENDO?", questionou um crítico. "Um top de biquíni temático da Rosa Parks é insanidade pura", disse outro, chocado. 
notícias polêmica Rosa Parks redes sociais direitos civis biquíni

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo