Veículo oficial de Woodstock - Reprodução
Arqueologia

Woodstock: Arqueólogos examinam um antigo local ritualístico em Nova York

No passado, milhares de pessoas se reuniram numa região remota do Estado, para participar de um ritual marcado por alucinógenos e condutas incomuns

Joseane Pereira Publicado em 26/06/2019, às 14h00

O Festival de Woodstock, ocorrido entre 15 e 18 de agosto de 1969, foi um marco da contracultura que reuniu 400 mil pessoas na cidade de Bethel, Nova York. Dado seu peso cultural e histórico, não é de admirar que a Arqueologia esteja voltando seus olhos para o local.

Arqueologia Histórica

Pesquisadores da Faculdade de Arqueologia Pública da Universidade de Binghamton, especializados em arqueologia histórica, têm analisado as rochas e a vegetação ao redor da área onde Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who e Joan Baez cantaram para uma multidão de pessoas. A equipe localizou 24 estandes e 13 potenciais áreas culturais no local conhecido como Bindy Bazaar.

"Esse era um ponto de encontro onde transações e interações culturais aconteciam", afirmou Maria O'Donovan da Instalação Pública de Arqueologia, centro de pesquisa da universidade que realiza arqueologia de contrato. "Ele exemplifica o espírito informal e livre da contracultura".

Créditos: Reprodução

 

Segundo ela, isso se reflete no fato de os estandes não terem sido montados conforme o planejado. “Nossa pesquisa demonstrou que a realidade do que ocorreu em Woodstock não foi capturada pelos planos iniciais”, afirmou ela. “Localizamos 24 potenciais estandes de fornecedores numa área específica de Bindy Bazaar, e não distribuídos como nos planos de 1969. Isso é mais uma evidência de que o festival ganhou vida própria e os organizadores não conseguiram controlá-lo”.

Recriando o Festival

Os arqueólogos trabalharam em estreita colaboração com o Centro de Artes de Bethel Woods e o Museu local. Segundo O'Donovan, o museu tem “metas de preservação de longo prazo. Suas preocupações imediatas eram evitar o impacto adicional na área e abrir o Bindy Bazaar aos visitantes com uma rede de trilhas reconstruídas e sinalização interpretativa. O Museu de Bethel Woods está considerando exibições especiais para o 50º aniversário do Festival, e isso influenciou o início de nossas pesquisas.”

Quem visitar o local poderá, além de visitar a área do concerto, caminhar por um pequeno sistema de trilhas na encosta arborizada onde o Bindy Bazaar se localizava. Fotos antigas documentaram um enorme campo de lixo no local após o término do festival, que foi completamente retirado. Uma pena para o arqueólogo interessado em analisar a cultura material utilizada no cotidiano dos participantes.

400 mil pessoas foram atraídas ao Festival / Créditos: Reprodução

 

Realizado nas terras do fazendeiro Max Yasgur, em Bethel, o festival instaurou o caos na região: o dobro de pessoas previstas apareceu, o que obrigou o evento a ser gratuito, e as estradas de Nova York foram bloqueadas por um imenso congestionamento.

De cabelos compridos e roupas coloridas, os 400 mil jovens levaram mensagens de harmonia e paz a um mundo assolado pelas tensões da Guerra Fria, no que ficou conhecido como Três Dias de Paz e Música.

Para O'Donovan, projetos arqueológicos que remontam ao passado recente têm ocorrido com mais frequência, e estudos sobre o mundo contemporâneo são um assunto importante dentro da arqueologia. “Mas suponho que 50 anos seja tecnicamente o limite”, afirmou ela.

Nova York Woodstock Arqueologia histórica Bethel Universidade de Binghamton Max Yasgur Bindy Bazaar Maria O'Donovan Museu de Bethel Woods

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados