Parte da Watling Street foi encontrada em Londres - Divulgação/Museum of London Archaeology
Arqueologia

Arqueólogos encontram estrada romana construída há cerca de 2 mil anos em Londres

Descoberta revelou que os londrinos de hoje seguem, ao menos em parte, o mesmo caminho percorrido por figuras históricas como o imperador Adriano

Giovanna Gomes Publicado em 16/11/2024, às 14h55

Escavações realizadas sob a Old Kent Road, no sudeste de Londres, revelaram parte de uma antiga estrada romana. Conhecida como Watling Street, essa via conectava West Midlands ao porto de Dover, passando por Londres. Acredita-se que tenha sido construída há cerca de 2 mil anos.

Segundo a BBC, a descoberta ocorreu durante obras de uma empresa que fornece água aquecida para residências por meio de heat networks (redes de aquecimento). O projeto está sendo supervisionado por arqueólogos do Museu de Arqueologia de Londres, que celebraram a revelação da estrutura histórica.

Invasão romana

De acordo com o portal Galileu, a Watling Street foi construída pouco após a invasão romana da Grã-Bretanha, em 43 d.C. Embora os arqueólogos já tivessem uma ideia de sua localização com base em modelos de vias públicas romanas, evidências físicas permaneciam escassas.

De acordo com o Southwark Council, essa é a primeira confirmação concreta de que partes da antiga estrada ainda se encontram exatamente sob a via moderna. Isso significa que os londrinos de hoje seguem, ao menos em parte, o mesmo caminho percorrido por figuras do passado como o imperador Adriano, que visitou a região em 122 d.C.

Londres arqueologia escavações Estrada Evidências estrada romana

Leia também

China envia tijolos ao espaço a fim de testar viabilidade de construção de base lunar


Novas espécies de caramujo recebem nomes de personagens de 'O Senhor dos Anéis'


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Brasileiro recria face de jovem que viveu no Egito Antigo


Filhas de Malcolm X processam autoridades americanas pela morte do pai


Empresa oferece cruzeiro de 4 anos para eleitores americanos insatisfeitos