Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escavações revelam tesouro romano e evidências de assentamento de 3 mil anos

No leste da Inglaterra, escavações perto de um reservatório revelaram assentamento de 3 mil anos e artefatos da Idade do Bronze e do Ferro

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 12/06/2024, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda romana encontranda durante as escavações - Oxford Archaeology
Moeda romana encontranda durante as escavações - Oxford Archaeology

Durante o trabalho de escavação antes da construção de uma tubulação de água, em um reservatório de Abberton (Sussex), no leste da Inglaterra, arqueólogos encontraram evidências de assentamentos que datam de 3 mil anos atrás.

Conforme relatado pela BBC, no local foram achados artefatos que remetem à Idade do Ferro e da Idade do Bronze; como cerâmicas e moedas romanas — que possuem a possível retratação do imperador Valentiniano 1°, que governou entre 364 e 375 d.C.

É sempre fascinante aprender sobre a história que descobrimos", declarou Daniel Wilson, da companhia de abastecimento Essex and Suffolk Water, à BBC.

Os pesquisadores, da Oxford Archaeology, também descobriram evidências de fazendas e assentamentos; o que também inclui a marca deixada por cercados retangulares, mostrando as marcas deixadas pelas colheitas. 

+ Evidências de sacrifício humano de 2 mil anos são encontradas em assentamento

As marcas que mostram as estruturas das fazendas e do assentamento - Oxford Archaeology

Vestígios de várias estruturas também foram identificadas, como depósitos que armazenavam conchas de ostras e resíduos industriais. Antes de darem andamento nas obras de tubulação, a equipe ainda precisará registrar, fotografar e comprovar as descobertas. 

O passado de Essex

Para Tim Haines, arqueólogo da empresa de consultoria em engenharia e design Stantec, em comunicado, as descobertas evidenciam que Essex tinha "uma paisagem que mudava constantemente".

Além disso, a cerâmica encontrada no assentamento pode ter vínculos com regiões francesas, mostrando que o condado inglês estava, provavelmente, envolvido com o comércio internacional. 

"Esquecemos quanto comércio havia pelo Mar do Norte", aponta Haines. "Na costa de Essex, você tem todos esses pequenos estuários, então as pessoas negociavam para cima e para baixo do continente — é uma paisagem muito dinâmica e bastante internacional."