Equipe resgata estátua sob o solo - Cambodia Mine Action Centre (CMAC)
Ásia

Arqueólogos descobrem enorme escultura de leão em canteiro de obras no Camboja

A estátua se assemelha com outras de leão no país, mas nunca havia sido encontrada com um tamanho tão grande

Wallacy Ferrari Publicado em 12/09/2020, às 08h30

Uma equipe de pesquisadores localizou uma impressionante estátua de leão em um canteiro de obras que era escavado para um projeto de desenvolvimento regional em Phnom Penh, no Camboja. A descoberta, anunciada pelo diretor-geral do Cambodia Mine Action Centre (CMAC), Heng Ratana, não foi planejada por arqueólogos ou historiadores, sendo uma completa surpresa.

Situada a 4 metros de profundidade, a estátua tem 2 metros de altura e está rachada em três grandes partes. Apesar de ter sido descoberta pela secretaria responsável por obras, o artefato foi conduzido ao Museu Nacional, que pode descobrir as origens da estátua junto ao Ministério da Cultura e Belas Artes do Camboja.

Antes de ser conduzida ao museu, a figura teve uma breve passagem no do Departamento de Cultura de Phnom Penh, onde o diretor Chum Vuthy acrescentou informações sobre a escultura; em entrevista ao The Phnom Penh Post, ele afirmou que há especulações sobre a relação da figura com os leões em Wat Phnom, mas que a nova descoberta é bem maior do que as já vistas no país.

O local estava sendo escavado e limpo cuidadosamente para não prejudicar os tuneis de um reservatório de água subterrânea e, com isso, não danificou a descoberta. O espaço receberá uma estação de bombeamento e limpeza de água trazida do rio Tonle Sap pelo ao Conselho para o Desenvolvimento do Camboja.

descoberta arqueologia Ásia escavação Camboja escultura

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix