Imagem ilustrativa de livros de historiadores - Wikimedia Commons
Brasil

Após veto derrubado, Bolsonaro promulga lei que regulamenta profissão de historiador

A decisão foi publicada durante a madrugada pelo Diário Oficial da União na edição desta terça-feira e especifica as regras para o exercício da função

Wallacy Ferrari Publicado em 18/08/2020, às 13h14

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promulgou na edição da madrugada do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 18, a lei 14.038, de 2020, responsável por regulamentar a profissão de historiador no Brasil. Anteriormente vetada pelo presidente, o veto foi derrubado pelo Congresso em sessão virtual na última quarta-feira, 12.

O texto especifica que a profissão de historiador só poderá ser exercida por pessoas que tiverem o diploma de curso superior, mestrado ou doutorado no curso de História. A exceção para os não diplomados é especificada; profissionais de outras áreas que tenham exercido a profissão de maneira registrada por mais de cinco anos também prosseguirão sendo historiadores profissionais.

A especialização com linhas de pesquisa — como iniciações científicas e trabalhos paralelos — também serão quesitos avaliados para a regulamentação, inclusive englobando formações internacionais, com a necessidade de revalidar o curso superior caso feito em uma universidade fora do território nacional.

Com isso, a proposta sugere que, registrado profissionalmente, o historiador pode exercer a função em diversas atividades relacionadas ao ramo, como dar aula e assumir serviços de documentação e informação histórica, mas também realizar pesquisas, avaliar itens relacionados a arqueologia e paleontologia e tratar da preservação de acervos.

Brasil História Política historiador lei Bolsonaro

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone