O apresentador Silvio Santos - Divulgação
Silvio Santos

Após um mês desde a morte do apresentador, família de Silvio Santos deve visitar túmulo

Completam-se, nesta terça-feira, 17, trinta dias desde o enterro; seguindo a tradição judaica, a família deve comparecer ao local para cerimônia; entenda!

Giovanna Gomes Publicado em 17/09/2024, às 09h10

Hoje, terça-feira, 17, completa-se um mês da morte de Silvio Santos, o icônico apresentador que faleceu aos 93 anos. Antes de morrer, Silvio fez questão de deixar claro à sua família o desejo de ser enterrado conforme as tradições judaicas. Sua esposa, Íris Abravanel, e as filhas honraram esse pedido, e ele foi sepultado no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.

Seguindo a lei religiosa, a família agora passa por uma série de rituais que marcam o luto, sendo um deles a visita ao túmulo para uma cerimônia especial. As informações são do portal O Globo.

Tradição

De acordo com a tradição judaica, no dia seguinte ao primeiro mês de falecimento, os parentes do falecido devem realizar uma dedicatória no túmulo, em um momento de oração e reflexão. No entanto, o cemitério tem o acesso restrito, sendo um espaço sagrado onde apenas judeus podem entrar.

Atualmente, a família de Silvio segue o segundo período de luto, chamado Sheloshim ("trinta"), que ocorre até o 30º dia após o enterro. Durante esse período, os familiares passam por uma série de restrições, que incluem não cortar o cabelo ou as unhas, evitar o uso de roupas novas, não enviar presentes e não viajar por motivos de lazer.

No 30º dia, é realizada a visita ao túmulo e a cerimônia dedicatória, que, segundo a Cabala, traz conforto espiritual à alma do falecido. Nessa ocasião, familiares e amigos se reúnem para orar pelo repouso da alma. Há também orientações específicas sobre a vestimenta dos enlutados, que devem entrar no cemitério com trajes respeitosos, mantendo a cabeça coberta, mesmo em dias de calor, como sinal de reverência ao espaço sagrado.

judaísmo apresentador Silvio Santos enterro família Cerimônia judaica

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'