- Reprodução
Antiguidade

Identificado na Cisjordânia o anel de Pôncio Pilatos

Depois de 50 anos de análises, a inscrição foi decifrada e os pesquisadores descobriram a quem a joia pertencia

Alana Sousa Publicado em 30/11/2018, às 15h55 - Atualizado às 16h45

O nome de Pôncio Pilatos, governador da província da Judeia a mando de Roma, foi encontrado em um anel de bronze descoberto em uma escavação há mais de 50 anos. Entretanto, só agora a equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém foi capaz de decifrar a inscrição na joia, um dos inúmeros objetos retirados da escavação realizada após a Guerra dos Seis Dias em 1969, na colina Heródio.

Em relação ao dono do artefato, o time que liderou o estudo diz não haver dúvidas: “Eu não conheço nenhum outro Pilatos desse mesmo período, e o anel mostra que era alguém de prestígio e riqueza”, diz o professor Danny Schwartz. Como a joia é bastante simples, os pesquisadores acreditam que fosse utilizada no dia-a-dia.

Desenho do anel de Pôncio Pilatos Reprodução

Pilatos governou a região entre os anos 26 e 36. Ficou conhecido popularmente por ter, segundo a Bíblia, condenado Jesus Cristo a morrer na cruz. De acordo com Eusébio de Cesareia, em sua História Eclesiástica, cometeu suicídio no ano 37 d.C, após cair em desgraça junto ao imperador romano Calígula.

A fortaleza na qual aconteceu a escavação que encontrou o anel fica na colina Heródio, o ponto mais alto do deserto da Judeia. O nome faz referência ao rei Herodes, que governou a região entre os anos 37 a.C. e 4 d.C.

Fortaleza Heródio Reprodução

A colina tem forma circular e foi transformada em cemitério, sendo o local de escolha de Herodes para ser enterrado. A parte superior do complexo continuou a ser usada por oficiais romanos que governavam a Judeia naquela época. É provável que Pilatos também tenha usado o Heródio como sede do governo central.

Jesus Cristo Religião Antiguidade judeus História Jerusalém Cisjordânia Pôncio Pilatos

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'