1883, uma das produções mais elogiadas do universo de Yellowstone, surgiu após audição fracassada de uma de suas protagonistas
Giovanna Gomes Publicado em 19/03/2025, às 16h30
Uma audição fracassada mudou os rumos do universo de "Yellowstone" e acabou inspirando uma de suas histórias mais marcantes.
Taylor Sheridan, criador da franquia que inclui a série original Yellowstone e seus spin-offs, viu seu processo criativo destravado após uma tentativa malsucedida de escalar uma atriz para outro projeto. Sheridan, que escreve, produz e até atua como Travis em "Yellowstone", usou a experiência para dar vida ao prelúdio "1883", uma das produções mais elogiadas do chamado “Sheridanverse”.
De acordo com o Screen Rant, a linha do tempo de Yellowstone teve início em 2018 com a estreia da série principal, estrelada por Kevin Costner no papel de John Dutton III.
Desde então, o universo se expandiu para incluir prequelas e novas histórias que detalham a trajetória da família Dutton ao longo de gerações. Mas foi um revés inesperado que colocou Sheridan no caminho para criar "1883", a série que explora o início da jornada dos Dutton pelo Oeste Americano.
Uma audição de Isabel May para "O dono de Kingstown" ("Mayor of Kingstown"), série policial criada por Sheridan, não teve o desfecho esperado. Na época, Sheridan acreditava que a “disposição ensolarada” de May não combinava com o tom sombrio e intenso do drama policial. Mas algo no desempenho da atriz despertou nele uma nova visão.
Em entrevista ao The New York Times em 2021, Sheridan contou que a artista o fez lembrar de uma ideia antiga — uma jovem que abandona a vida pacata para encarar uma terra cheia de perigos e liberdade. Foi assim que ele decidiu reescrever "1883" a partir do ponto de vista de Elsa Dutton, papel que acabaria nas mãos de May.
Sheridan afirmou que, após assistir à audição de May, conseguiu escrever o episódio piloto da produção em apenas uma semana.
Ele percebeu que a perspectiva de uma jovem como Elsa era o ponto de vista que faltava à história, trazendo emoção e profundidade para a narrativa. Essa decisão criativa transformou Elsa Dutton em uma das personagens mais cativantes do universo "Yellowstone".
Para a Paramount, esse instinto do roteirista foi determinante para expandir o Sheridanverse e lançar novas produções. Assim, se Isabel May não tivesse feito o teste para Mayor of Kingstown, talvez 1883 nunca tivesse saído do papel.
Brasil amplia território marítimo e ganha 'nova Alemanha'; Entenda!
Vítima de maus-tratos, cachorro tem quase 3 kg de pelos sujos removidos
Governo Milei anuncia retirada de sigilo de documentos da ditadura argentina
Itália oferece dinheiro para quem se mudar para casas abandonadas em Trentino
Rei Charles acena para público em primeira aparição após internação
USP realiza cerimônia de diplomação de estudante morta na ditadura