Ayrton Senna: Realidade e ficção - Divulgação/Revista Caras e Divulgação/Netflix
Senna

Senna: 5 coisas que a série não mostra sobre os relacionamentos do piloto

Em destaque na plataforma de streaming Netflix, Senna mistura fato e ficção ao retratar a vida pública e íntima do piloto

Thiago Lincolins Publicado em 03/12/2024, às 15h06

Em destaque no catálogo da plataforma de streaming Netflix, a série 'Senna' chama atenção ao retratar a vida íntima e pública do piloto que entrou para os livros de História: Ayrton Senna. 

Além de mostrar as grandes conquistas e derrotas do brasileiro nas pistas ao redor do mundo, a produção também instigou internautas ao apresentar as mulheres que mexeram com a cabeça do piloto.

"De prodígio a herói da Fórmula 1, Ayrton Senna era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", destaca a sinopse da série sobre o piloto, já disponível.

Abaixo, confira o que a nova série da Netflix deixou de lado ao retratar os amores de Senna. 

1. Aborto da esposa

Antes do auge nas pistas, Senna foi casado com Lilian de Vasconcellos. O casamento ocorreu em 1981, entretanto, como também mostra a série, não durou. Isso porque o casal se mudou para a Inglaterra enquanto Ayrton tentava alavancar a carreira nas pistas.

O casamento de Lilian e Senna - Divulgação/Revista Caras

 

Após um ano, retornou ao Brasil e o jovem piloto passou a trabalhar com o pai, no entanto, esse não era o destino de Ayrton. Lilian, que não se acostumou com a vida em um país estranho, optou por não acompanhar o companheiro. Era o fim do casamento.

"Ele olhou para mim, para a janela e falou: 'Lilian, eu não vou aguentar. Eu não quero isso para mim, preciso correr'. Aí, outro choro, outra decepção, porque ali eu pensei que não iria brincar de casinha", explicou ela ao G1 em 2010.

Embora retrate como as diferentes visões sobre o futuro afetaram a estabilidade do casamento, a produção não mostra que a esposa de Senna sofreu um aborto espontâneo, informação revelada por ela em 2020, durante entrevista ao Balanço Geral. 

"Engravidei dele. Depois de três ou quatro semanas sentindo enjoo, algumas coisas assim, fui ao médico e ele me disse que eu estava grávida. Eu perdi o bebê espontaneamente. Dois dias depois de voltar de uma corrida, eu perdi. Tive um aborto espontâneo", lamentou Lilian.


2. Namorada 'secreta'

Outro capítulo ignorado na série é o seu namoro com uma jovem chamada Adriane Yamin. Após o divórcio, Senna se envolveu com ela, que na época tinha 15 anos, já ele 24. O namoro seguiu até 1988, repercute o portal de notícias UOL.

Yamin já descreveu o ex-namorado como um "homem singular", que respeitava as restrições impostas por sua família. O casal apenas se envolveu sexualmente quando Yamin se tornou maior de idade.

Adriane e Senna - Arquivo pessoal

 

"Como um rapaz de 24 anos se encanta por uma menina de 15? Eu era uma criança. Ele foi meu primeiro beijo, aprendi a beijar com ele e funcionou muito bem. Ele era muito brincalhão, e sou de uma família muito brincalhona. Eu estava sempre de olho para ver o que ele estava aprontando e me divertia junto. Sou muito amorosa, ele também era. Ele tinha uma coisa de conquistar a confiança pelo olhar, pelo jeito de ser", disse Yamin no podcast 'À Deriva'.

O namoro apenas foi revelado em 2016, quando a história foi compartilhado por Adriane no programa 'Eliana'.


3. Extravagância com Xuxa

Um dos relacionamentos mais comentados de Senna foi o que nutriu com a apresentadora e cantora Xuxa Meneghel. O namoro, que se iniciou em 1988 e foi marcado pela ampla repercussão midiática.

Assim como mostrado na série, o relacionamento chegou ao fim após Xuxa precisar escolher entre a vida amorosa e a carreira, conforme explicado pela apresentadora no documentário 'Xuxa', disponível no Globoplay.

No entanto, a produção da Netflix optou por deixar de fora o momento em que Senna enviou um 'avião' para buscar a cantora após um show.

Xuxa ao lado de Ayrton Senna - Reprodução/Vídeo

 

“Ele ligou para o programa e a Marlene atendeu. 'Você não queria falar com ele. Tá aí, ó!'. Quando eu atendi, ele falou: 'É a menina mais linda do Brasil?'. E eu: 'Quem é?'. Fiquei meio sem jeito e ele falou: 'Posso te ver?'. Eu falei 'estou fazendo um show' e ele falou: 'Tenho um aviãozinho, posso pedir para ir te buscar?'. Quando eu vi, eu estava dentro do avião dele, com um cartão do outro lado escrito: 'Broto, não fique tão bonita porque não me responsabilizo'. Eu falei: 'Nossa, que coisa mais cafona. Puxa vida, não vai dar certo isso'. Ele me ligou e falou: 'Já chegou?'. E falou o nome do hotel e que chegava na minha casa em cinco minutos. Eu falei: 'Não, já vou dormir'. E ele falou: 'Quero te ver antes'. Tá bom. Eu estava de roupa para dormir, quando eu estava colocando outra roupa, eu já ouvi o carro chegando. O cara chegou em cinco minutos mesmo!”, disse a apresentadora no documentário.


4. Caso com modelo

Depois de Xuxa, Ayrton se envolveu com a modelo norte-americana Carol Ann Alt. Durante entrevista à revista italiana Chi, ela o descreveu como pessoa 'mais importante de sua vida'. 

Senna e Carol Ann Alt - Divulgação/Revista Caras

 

"Ayrton foi a pessoa mais importante da minha vida, não posso falar por ele, mas para mim foi assim", afirmou ela. "Ele mudou a direção da minha existência duas vezes: quando o conheci e quando ele morreu".


5. O drama de Galisteu

Após a estreia de 'Senna', Adriane Galisteu se tornou o nome mais comentado. Última namorada de Ayrton Senna, sua personagem tem menos de dois minutos de tela, um fato que gerou críticas entre internautas. 

A série também não retratou o drama vivido pela então modelo no funeral do piloto. Enquanto Xuxa foi tratada como viuva pela família, explica a Revista Caras, Adriane foi deixada de lado.

Segundo relatos da Revista Caras, enquanto outras personalidades presentes seguiram o cortejo até o local da despedida em carros, Adriane foi colocada em um ônibus.

Ayrton Senna e Adriane Galisteu - Divulgação/Caras

 

Após o sepultamento, a cena foi ainda mais constrangedora: Galisteu foi retirada do carro da família Senna, enquanto Xuxa e Vivianne Senna embarcaram no veículo. Adicionalmente, Xuxa permaneceu hospedada na residência da família do piloto falecido, enquanto Adriane teve que deixar o local caminhando.

Xuxa netflix série produção Senna relacionamentos Streaming episódios Galisteu Ayrton Lilian

Leia também

A Imperatriz: Compare o elenco da série da Netflix com as pessoas reais


Senna: A cena inacreditável da série que aconteceu na vida real


Bomba atômica a videoconferência: 5 livros que parecem ter previsto o futuro


Veja 5 autores que não foram fãs da adaptação de seus livros para o cinema


De dieta rígida a brigas com a sogra: 5 curiosidades sobre a imperatriz Sissi


Senna: Compare o elenco da série da Netflix com as pessoas reais