Criador de 'Irmãos Menendez' afirmou que a série poderia ganhar novos episódios caso Erik e Lyle Menendez sejam libertados
Thiago Lincolins Publicado em 01/11/2024, às 19h00
Um dos lançamentos mais polêmicos do ano, a segunda temporada da antologia 'Monstro', 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais', da Netflix, retrata o infame caso de Lyle e Erik, condenados pelo assassinato dos próprios pais, ocorrido em 1989.
A produção, criada por Ryan Murphy, retrata as duas versões do crime chocante. De um lado, a acusação afirmava que os irmãos mataram visando herdar a fortuna da família. Do outro, a defesa alegou que eles, na realidade, foram alvo de intensos episódios de abuso físico e psicológico pelos próprios pais.
Durante entrevista à Variety, Murphy afirmou que ele e a equipe criativa consideraram gravar novos episódios 'bônus' caso os Menendez deixem a prisão.
"Isso foi discutido, posso te garantir", explicou ele. "Todo mundo tem interesse nisso. Acho que todos querem ver como essa história termina, porque essa história ainda não acabou".
Após uma intensa mobilização, que partiu de familiares e admiradores, uma audiência marcada para 11 de dezembro avaliará a situação de Erik e Lyle. O advogado dos irmãos pediu a modificação da condenação de assassinato para homicídio culposo, revelou o TMZ.
Caso acatado, os Menendez deixariam a prisão após mais de 30 anos, afinal, eles cumpriram três vezes mais o tempo determinado para o crime pelo qual foram condenados.
Com isso em mente, confira 5 detalhes da vida real que a série poderia explorar em possíveis episódios adicionais.
"Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" chega ao fim com o momento em que os Menendez são condenados e levados para o presídio em 1996. O que eles não sabiam, entretanto, é que seriam separados.
Lyle foi levado para a Prisão Estadual de Mule Creek em Ione, Califórnia, enquanto Erik cumpriu pena na Penitenciária Correcional Richard J. Donovan no Condado de San Diego. Até o reencontro, em 2018, os dois foram proibidos de usar o telefone, e apenas se comunicavam através de cartas.
Assim, a produção poderia retratar como os Menendez viveram longe um do outro e o emocionante reencontro.
Na cadeia, Lyle e Erik Menendez encontraram esposas, um fato que a série não se aprofundou. Tammi Ruth Saccoman e Erik passaram a trocar cartas enquanto ele já estava preso e se apaixonaram.
"Nós nos aproximamos muito através das cartas e, depois, quando o conheci pessoalmente, o relacionamento evoluiu. Mas foi através da correspondência que ele se tornou um grande amigo e entendeu pelo que eu estava passando, e eu entendi pelo que ele estava passando," disse Tammi à MSNBC.
Já Lyle, inicialmente, se apaixonou por Anna Eriksson, também mediante cartas. Em 1997, no entanto, já estavam separados. Já em 2003, ele se casou com Rebecca Sneed, com quem permanece até hoje.
Assim como o documentário 'O Caso dos Irmãos Menendez', também da Netflix, ficaram de fora as novas evidências que motivaram a recomendação de reavaliação das sentenças dos Menendez.
A série poderia explorar, por exemplo, a descoberta da carta escrita por Erik Menendez meses antes do crime. Destinada ao primo, Andy Cano, e descoberta anos após a condenação dos irmãos, a correspondência descreve os abusos que ele sofria nas mãos do pai, José.
Ao mesmo tempo, a produção também poderia retratar o testemunho do ex-Menudo Roy Rosselló, que revelou, no ano passado, ter sido molestado pelo pai dos Menendez.
O crime que chocou EUA voltou a chamar atenção nas redes sociais anos depois. A série poderia mostrar como jovens, que sequer eram nascidos na época do assassinato ou condenação dos irmãos, passaram a cobrar justiça para Lyle e Erik Menendez através de vídeos curtos.
Essa mobilização é mostrada no documentário "Os Irmãos Menendez: Assassinos ou Sobreviventes?", disponível no catálogo da plataforma de streaming Discover+.
Os episódios adicionais, não confirmados, também poderiam mostrar a reviravolta no caso dos irmãos. Na última semana, o promotor Distrital de Los Angeles, George Gascón, ao considerar as novas evidências, anunciou que recomendaria uma nova sentença para os irmãos, que poderiam, finalmente, deixar a cadeia.
Além disso, uma nova audiência foi marcada para o dia 11 de dezembro, como mencionado no começo do texto. O advogado dos Menendez pediu a alteração da condenação de assassinato para homicídio culposo, revelou o TMZ.
Criador de 'Irmãos Menendez' previu reviravolta no caso de Lyle e Erik?
O Diabo Veste Prada: Como figura da vida real representou obstáculos para o filme
Minha Amiga Palma: Veja a história real que inspirou o filme
Por trás do Halloween: Como surgiu o Dia das Bruxas?
À deriva: Conheça 5 histórias de pessoas que sobreviveram no mar
As Leis de Lidia Poët: Relembre a história real da série