Repare que o coco parece uma caveira: com dois olhos e um nariz - Pixabay
Cultura

Qual era o significado de “coco” antes de nomearem a fruta?

A fruta tinha um bizarro significado, muito diferente do que conhecemos hoje

Redação AH Publicado em 15/02/2019, às 08h00

O coco foi descoberto pelos portugueses na viagem de Vasco da Gama ao território de Malabar (1497-1498), na Índia. A maioria das descobertas por ali ficou com o nome dado pelos nativos, como a jaca (do malaio chakka) e a manga (do tâmil mangai). O coco, chamado de tenga pelos malaios, acabou batizado com uma palavra portuguesa. Em uso popular, “coco” queria dizer caveira ou cabeça. A fruta, com seus três buracos, pareceu uma caveira aos lusos. 

Coco significava cabeça porque havia um monstro do folclore com esse nome - um fantasma com cabeça de caveira, espécie de bicho-papão. Para assustar as crianças, os portugueses cavavam olhos em vegetais, como rábanos ou cabaças, e colocavam velas dentro, representando o coco. Tal como uma abóbora de Halloween. No Auto da Barca do Purgatório, de Gil Vicente, de 1518, o diabo é chamado de coco por um menino: 

“Mãe e o coco está ali
queres vós estar quedo co’ele?
Demo: Passa passa tu per i.
Menino: E vós quereis dar em mi
Ó demo que o trouxe ele.”

Em versão feminina, o mesmo monstro é chamado de coca ou cuca, e podia ter forma de dragão. Ainda hoje, na cidade portuguesa de Monção, no dia de Corpus Christi a coca luta com São Jorge, na forma de um dragão com rodinhas. Como se vê, a cuca não é invenção de Monteiro Lobato, assim como cuca legal não é invenção de hippies.

Brasil Portugal História Índia palavras Literatura Vasco da Gama mito Cuca Monteiro Lobato Gil Vicente criança nomes Grandes Navegações significado fruta Auto da Barca do Inferno coco

Leia também

Irmãos Menendez: compare o elenco da série com as pessoas reais


O dia em que Keanu Reeves participou do casamento de desconhecidos


Irmãos Menendez: Veja 5 momentos chocantes do julgamento de Lyle e Erik


Irmãos Menendez: O familiar que acreditava na versão contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História


"Mama Uganda": Veja a história da mulher que teve 44 filhos