Trotsky - Getty Images
União Soviética

Como seria a URSS se Trotsky tivesse assumido o lugar de Lenin?

Na mais famosa disputa política do século 20, Stalin assumiu o poder e criou uma ditadura. Mas o que aconteceria se a União Soviética assumisse o plano da Revolução Permanente?

André Nogueira Publicado em 14/02/2020, às 16h00

Imaginar um mundo alternativo não é papel da História, no entanto, representa um exercício divertido. Se considerarmos a História da Humanidade, um fluxo flexível de acontecimentos moldáveis, e não o estabelecimento rígido de condições únicas de realidades, como dita o dogma marxista, podemos pensar o desencadeamento histórico em suas outras possibilidades. E uma delas é clássica: o que teria acontecido se Trotsky tivesse sucedido Lenin no lugar de Stalin?

Imagine o cenário: 1924. O líder bolchevique Lenin morreu, abrindo espaço para uma disputa pelo poder. Zinoviev e Kamenev nunca foram páreos para os dois grandes nomes laterais ao velho Ulianov. Trotsky, o líder do Exército Vermelho, era o mais cotado para assumir o comissariado-geral. No entanto, acabou perdendo espaço para o herói da revolução, Joseph Stalin.

Mas imagine que o compromisso de Lenin prosseguiu e Leon Trotsky realmente assumiu a liderança da URSS. O plano do socialismo num único país vai aos ares, substituído pela famosa Revolução Permanente.

Leon Trotsky / Crédito: Wikimedia Commons

 

É o que pensa o professor Osvaldo Coggiola, pesquisador do Departamento de História da USP, que afirma que o mundo não poderia ser o mesmo com Trotsky comandando o mundo comunista.

Essa mudança é embrionada na tentativa revolucionária comunista que ocorreu na Alemanha, em 1923: posta a prova a diferença estratégica entre o trotskismo e o stalinismo, a defesa de Trotsky de uma tomada de poder imediata não prosseguiu, resultando na derrota do levante e a abertura de espaço para o nazismo. Enquanto isso, a social-democracia alemã apoiada por Stalin conseguiu compactuar com o socialismo soviético.

Mas se a URSS tivesse investido na revolução alemã, enquanto liderada por Trotsky, acabaria saindo vitoriosa e a Alemanha (maior polo industrial da época) se uniria à a antiga União Soviética, formando, provavelmente, o mais avançado país do mundo. Isso poderia proporcionar levantes proletários eclodindo pelo mundo e, com a crise de 1929, possivelmente o socialismo varreria a Europa.

Com isso, mudaria-se todo o equilíbrio do mundo. Sem as Guerras como aconteceram e com o suporte econômico europeu de pé, os EUA provavelmente nunca conseguiriam atingir o status atual, deixando de ser a maior potência econômica do século 20.

Os laços entre China e URSS seria muito mais estreitos / Crédito: Domínio Público

 

Diante deste cenário, o capitalismo se reduziria a um sistema local nos EUA, Japão e, de maneira precária e colonial, America Latina. A África entraria numa disputa sangrenta, como realmente aconteceu na época das descolonizações. Japão e China travariam disputas territoriais e tecnológicas pelo Pacífico.

Se Trotsky não encabeçasse outro regime ditatorial de eliminação dos concorrentes, como fez Stalin, seria provável que, com sua morte, stalinistas assumissem e freassem a agressividade internacional da URSS, focando mais no desenvolvimento interno do país.

Muro de Berlim, Gorbachev, Guerra do Afeganistão e o colapso do Socialismo Real nos anos 1990 provavelmente não aconteceriam e o mundo de hoje seria diferente.


+ Saiba mais sobre a União Soviética por meio das obras a seguir:

O último império: Os últimos dias da União Soviética, Serhii Plokhy (2015) - https://amzn.to/37LKIqV

O fim do homem soviético, Svetlana Aleksiévitch (2016) - https://amzn.to/34IqCfj

Do socialismo soviético ao capitalismo russo, Lenina Pomeranz (2018) - https://amzn.to/2qZztKF

As Revoluções Russas e o socialismo soviético, Daniel Aarao Reis Filho (2004) - https://amzn.to/2XZquoP

Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, Will Fowler (2015) - https://amzn.to/35JndwE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Alemanha EUA Lenin stalin Revolução Russa Trotsky Revolução Permanente História alternativa

Leia também

Irmãos Menendez: O familiar que acreditava na versão contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História


Irmãos Menendez: Veja 5 momentos chocantes do julgamento de Lyle e Erik


"Mama Uganda": Veja a história da mulher que teve 44 filhos


Chaves: Conheça a inusitada inspiração para o Seu Madruga


O que teria acontecido no dia em que Agatha Christie desapareceu?