Donald Trump e Obama em evento oficial - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Em 2011, Donald Trump afirmou que Barack Obama atacaria o Irã para garantir reeleição

"(...) Acredito que ele vai atacar o Irã algum tempo antes da eleição porque ele acha que esse é o único jeito de ser eleito. Não é patético?", afirmou Trump na época

Redação Publicado em 04/01/2020, às 12h30

Um ataque realizado pelos EUA no Irã ontem, 3, resultou na morte de Qasem Soleimani, brigadeiro-general que comandava uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã. Além dele, outras oito pessoas morreram durante o bombardeio. Com o mundo em alerta, o episódio não acabou aí. 

De acordo com agências de notícias internacionais, um segundo bombardeio com o uso de drones no norte de Bagdá, que não foi assumido pelos EUA, teria causado a morte de seis pessoas ontem à noite. Acredita-se que o objetivo era matar um comandante da Hashd al-Shaabi, atual milícia do Iraque pró-Irã. Até o momento, as identidades das vítimas não foram reveladas pelos países.

Após os episódios caóticos, internautas relembraram um vídeo gravado em 2011, no qual Donald Trump debocha e critica Barack Obama, então presidente do país, pela possibilidade de entrar em guerra contra o Irã. Para Trump, Obama promoveria o ataque apenas para garantir a reeleição.

"Nosso presidente vai começar uma guerra contra o Irã porque ele não tem absolutamente qualquer habilidade para negociar. Ele é fraco e ineficiente. Nós temos um verdadeiro problema na Casa Branca. Então, eu acredito que ele vai atacar o Irã algum tempo antes da eleição porque ele acha que esse é o único jeito de ser eleito. Não é patético?".

Todavia, nos oito anos em que esteve no poder, Obama não promoveu ataques ao Irã. O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país, prometeu uma “vingança implacável”. 

“O martírio é a recompensa por seu trabalho incansável durante todos estes anos. Se Deus quiser, sua obra e seu caminho não vão parar aqui e uma vingança implacável espera os criminosos que encheram as mãos com seu sangue e a de outros mártires”, afirmou Khamenei através de sua conta oficial no Twitter. 

Os episódios liderados por Trump ocorreram num momento delicado. O atual presidente do país encara um processo de impeachment que terá novos resultados no Senado ainda neste mês.

Donald Trump Estados Unidos Irã Donald Trump ataque Barack Obama Qasem Soleimani

Leia também

Irmãos Menendez: O familiar que confirmou a versão da história contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História


Conheça a história da única múmia do Egito que ainda existe no Brasil


Relembre como Harry Potter causou problema real em praia no País de Gales


Judy: Conheça a cachorra que sobreviveu a naufrágio e virou prisioneira de guerra


Waterloo: Relembre a batalha que resultou na queda de Napoleão