Após a morte do integrante da banda The Doors a jovem se afundou nas drogas
Por anos Pamela Courson foi companheira do músico Jim Morrison, integrante da banda The Doors. No entanto, o romance não teve um final feliz, pois a jovem o encontrou morto na banheira de um apartamento em Paris em 1971, o que levou a ruína da viúva.
Courson nasceu no dia 22 de dezembro de 1946, em Weed, na Califórnia. Filha de Columbus Courson, comandante da Reserva Naval dos EUA, com a dona de casa Pearl Courson. Pamela Courson tinha, ainda, dois irmãos e era apaixonada pela arte, motivo pelo o qual ingressou no Los Angeles City College.
Segundo a autobiografia Light My Fire: My Life with The Doors, lançada em 1998, pelo tecladista Ray Manzarek, Courson e um amigo conheceram a banda The Doors, durante uma apresentação na boate London Fog on the Sunset Strip, em 1965. Morrison e Courson teriam se apaixonado imediatamente.
Em 1969, Morrison comprou uma boutique de moda para Courson, chamada Themis, que foi operada pela jovem até 1971. Embora parecessem um casal comum, escondiam uma relação conturbada, regrada de traições e abusos de ambas partes.
Segundo as autoridades, Courson afirmou ter encontrado o corpo de Morrison na banheira do apartamento deles em Paris, no dia 3 de julho de 1971. De acordo com o relatório divulgado pelo médico legista, o músico teria morrido em decorrência de uma insuficiência cardíaca, no entanto, a causa nunca foi comprovada, pois não chegaram a realizar nenhuma autópsia no cadáver.
Courson, por sua vez, herdou todo a fortuna do amado, embora o testamento afirmasse que Morrison era uma pessoa solteira. A trágica morte do músico abalou tanto a viúva, que foi o começo de seu fim.
Após a morte de Morrison, Courson voltou para os Estados Unidos. Segundo o gerente da banda The Doors, Danny Sugerman, a viúva e ele se tornaram grandes amigos. Em sua obra Wonderland Avenue ele afirmou, ainda, que a jovem era viciada em drogas.
No dia 25 de abril de 1974, Courson foi encontrada morta pelos amigos no sofá de sua casa localizada em Los Angeles. Segundo a perícia, a jovem morreu devido a uma overdose de heroína, quatro anos após a morte de Morrison.
Seus restos mortais foram cremados no mausoléu de Fairhaven Memorial Park, na Califórnia. Em sua homenagem, amigos e fãs escreveram em sua placa Pamela Susan Morrison 1946-1974, embora o sobrenome do amado nunca tenha sido, de fato, parte legal de seu nome. Com a morte de Courson, a herança do músico foi dividida, entre ambas famílias, em 1979.