"A Promessa" é uma ficção dramática que narra a história da África do Sul em seu desenrolar
Romances históricos são ótimas maneiras de compreender o passado, já que o real e a ficção se encontram harmonicamente para criar um novo conto. E desta vez, "A Promessa", de Damon Galgut, traz a história da África do Sul para ambientar a narrativa da família Swart.
Tudo se inicícia no final da década de 80 em uma fazenda em Pretória, na África do Sul, quando Ranchel Swart faz seu último desejo em seu leito de morte ao seu marido: que ele prometa que irá transferir para a empregada Salome a propriedade da casa em que mora. O momento é presenciada por sua filha mais nova, Amor, que testemunha a promessa de seu pai.
Mas anos depois- em 1995, quando Nelson Mandela já era o presidente - o marido falece sem cumprir a sua promessa. É assim que a família Swart se reúne novamente após se distanciarem devido a morte de sua mãe. É através de três décadas e quatro funerais que a família se reúne, sempre diminuindo em número, sempre trazendo a atmosfera de seu país para contextualizar o momento da história em que a narrativa está inserida.
"A Promessa" foi vencedora do prêmio Booker Prize de 2021 e traz a história da África do Sul como jamais foi vista antes, expondo sua desigualdade e transformação pós-apartheid. Ele foi lançado no dia 25 de julho de 2022 no Brasil pela Editora Record, cuja versão traz Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, para compor seu texto de orelha.