Entrevistamos a autora Amanda Orlando para conhecer o processo criativo de "Predestinados", seu romance histórico de terror sobre a Itália do século XVII
Você já pensou como seria misturar fatos históricos com uma deliciosa narrativa de terror? É isso o que a autora brasileira Amanda Orlando realizou em seu mais novo livro, "Predestinados", que insere personagens fictícios em batalhas e fatos históricos para esbanjar sua criatividade.
Fã de ficção histórica e narrativas de horror, Amanda conversou com a Aventuras na História para contar sobre o processo de criação do livro. Na entrevista, ela diz que essa união aconteceu de forma natural, uma vez que ela começou o processo pelos personagens e o resto veio com o tempo: "À medida que foram tomando forma, me dei conta de que eles e suas trajetórias se tornariam muito mais ricos se interagissem com a história e as grandes figuras que habitaram o ambiente que os rodeava."
A história, ambientada na Itália do século XVII, conta sobre os Manfredi, uma das famílias mais influentes de toda a Europa. Foram décadas fornecendo exércitos imbatíveis para reis e imperadores, construindo sua riqueza e respeito - tanto no mundo dos vivos ou no além.
O que ninguém sabe, no entanto, é que os Manfredi guardam um segredo a sete chaves: alguns de seus membros são capazes de se comunicar com os mortos e até mesmo fazê-los se curvarem às suas vontades. Quando o caçula do patriarca da família cumpre uma velha profecia, revelando um dom extraordinário na necromancia, a família acaba perdendo o limite de até que ponto podem chegar.
Para a autora, a união entre esses personagens fictícios em meio a figuras e eventos reais foi o que deu vida e verossimilhança que ela jamais atingiria de outra forma. "O passado não pode ser mudado, mas, na ficção, podemos moldá-lo a novas realidades e personagens, criando um novo ponto de vista", disse Amanda.
E foi pensando nessa união que ela realizou uma extensa pesquisa de três anos sobre a Europa do século XVII, que ela realizou ser a parte mais desafiadora, mas também a mais prazerosa, de Predestinados. "Meu recorte histórico e geográfico era muito específico e as fontes disponíveis eram muitas vezes escassas, de forma que eu muitas vezes tinha que cruzar informações contidas em trechos de vários livros e artigos diferentes".
Amanda relata que um das principais tramas históricas retratadas no livro - as Guerras de Castro, conflito que compôs a Guerra dos Trinta Anos - é considerada de menor importância no cenário europeu, de forma que costuma a ser pouco reportado, com fontes de pesquisas escassas. Ela também aponta que entender os costumes, tradições e conflitos internos do Vaticano durante aquela época e a Santa Inquisição também foi um desafio.
Com ligação familiar com Parma, local onde a trama de Predestinados é ambientada, autora comenta que seus avós paternos moraram na cidade italiana antes de emigrarem para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Confira como ela trouxe essa ligação para sua história:
"Cresci ouvindo minha família conversar em dialeto parmesão, me deliciando com os pratos da minha nonnauma combinação improvável do Norte e do Sul da Itália com tempero do subúrbio carioca – e imaginando uma Parma mítica, de brumas, lagos, neve, aromas, casas de tijolos amarelados, cemitérios, villas, guerras, lendas, causos. E é um pouco dessa Parma que existe na minha cabeça e nas minhas lembranças de infância que tentei evocar em Predestinados."
Predestinados foi lançado no dia 27 de abril de 2023 pela editora Globo Livros e está disponível na Amazon para ser adquirido nas versões física e eBook Kindle.