Eliana Robert Moraes reúne 8 contos de Mário de Andrade para visitar a intensa escrita do autor
Mário de Andrade é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, principalmente por sua obra de mais sucesso, Macunaíma. Mas você sabia que esse livro tão famoso foi censurado? Partes da obra que incluiam cenas picantes foram retiradas do enredo, algo que perdura até hoje em versões mais recentes.
Mário sempre teve uma profunda inquietação em torno do sexo, que sempre foi explorado em várias de suas obras, sempre explorando o domínio erótico na temática de seus contos.
Foi a partir disso que Eliane Robert Moraes, professora de literatura brasileira na FFLCH-USP, decidiu criar o livro "Seleta erótica de Mário de Andrade". Ao revisitar a obra do autor, ela pode selecionar e compilar a variedade de gêneros de Mário e as diversas fases de sua obra. Apesar de privilegiar as obras onde o erotismo é recorrente na narrativa, o que é rico nos contos marioandradianos, Eliane também traz exemplos da "obra imatura" do autor, que é pouco conhecida.
Entre os contos escolhidos estão: "Artes de brincar", "O corpo da cidade", "Coisas de sarapantar", "Presença da dona ausente", "Imoralidades e desmoralidades", "Prazeres indestinados", "Brasileirismos, safadagens e porcarias" e "Confidências e confissões: alguma correspondência".
O livro "Seleta erótica de Mário de Andrade" será lançado pela Ubu Editora no dia 23 de maio de 2022 e já está disponível na Amazon para ser adquirida na pré-venda.