A autora Else Lasker-Schüler e o livro "Meu Coração" foram muito importantes para a literatura alemã do século XX
Else Lasker-Schüler foi uma das personalidades mais ricas do início do século XX, tornando-se um nome importante para a literatura alemã. Nascida em Wuppertal no ano de 1869 e estabelecida em Berlim a partir de 1894, a autora participou ativamente dos círculos de vanguarda da época, onde ela cultivou amizades com diversos artistas como Franz Marc, Gottfried Benn e Karl Kraus. Em grande parte, escreveu poemas, narrativas e dramas, além de ser uma desenhista excepcional.
Agora sua obra chega ao Brasil com tradução direta do original para que a escritora atinja um novo público. "Meu Coração" é considerado pela Deutsche Welle, empresa pública de radiodifusão da Alemanha, um dos cem livros alemães mais importantes que já foram publicados.
A história procura narrar a morte do casamento de Else através de uma série de cartas para seu marido, Herwarth Walden, que era editor do jornal de vanguarda Der Sturm. Assim, ela assume o disfarce de alter egos como Tino de Baghad ou o Príncipe de Tebas para construir sua fantasias para informar o marido de suas infidelidades.
A obra se torna um registro inesquecível de um dos períodos mais artisticamente vibrantes e fascinantes de Berlim, trazendo nomes como Karl Kraus, Alfred Döblin, Oskar Kokoschka, Karl Schmidt-Rottluff, Emil Nolde e Arnold Schönberg. Ela também transforma uma crise pessoal em uma metáfora para o fim de uma era.
"Meu Coração" foi lançado no dia 21 de abril de 2022 pela Editora Rosa dos Tempos e pode ser adquirido em sua versão física através da Amazon.